O velejador português Gustavo Lima concluiu hoje em 32.º lugar a primeira regata da fase final dos Campeonatos do Mundo da classe Laser, a decorrer em Omã, e que foi ganha pelo britânico Nick Thompson.

Com esta classificação, Gustavo Lima - campeão do Mundo da classe em 2003 e quarto nos Jogos Olímpicos de Pequim2008 - ascendeu a 34.º da geral da frota de ouro, liderada pelo brasileiro Robert Scheidt, que ficou em 12.º na regata de hoje.

A corrida de hoje decorreu com vento na ordem dos seis nós e com as correntes a influenciarem a linha de partida. Thompson (15.º da geral) e o alemão Philippe Buhl (4.º da geral), que escolheram uma trajetória pela direita, rapidamente ganharam vantagem, tendo discutido a vitória quase até à linha final.

O líder Robert Scheidt, bem como o cipriota Pavlos Kontides (2.º da geral) e o croata Tonci Stipanovic (7.º) escolheram a trajetória da esquerda e pagaram caro pelo erro, terminando todos acima da décima posição.

Quando faltam cinco regatas para o fim do Campeonato do Mundo da classe Laser, a decorrer em Omã até 23 de novembro, Scheidt segue à frente da tabela, seguido do cipriota Pavlos Kontides e do sueco Jesper Stalheim.

Na frota de prata, Rui Silveira foi desqualificado por uma infração na linha de partida, caindo da 17.ª para a 27.ª posição da geral.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.