O velejador olímpico Gustavo Lima, do Clube Naval de Cascais, garantiu hoje a passagem à frota de “ouro” na Classe Laser Standard do Troféu Princesa Sofia, ao terminar na 37.ª posição.

Gustavo Lima deu um passo gigante na seleção olímpica para Londres2012, já que os seus adversários diretos (Rui Silveira e Tiago Morais) não passaram à frota de “ouro” e ficaram na de “prata”.

O velejador de Cascais tem assim uma oportunidade para se qualificar para Londres, já que apenas os 40 primeiros de cada regata pontuam para as seleções olímpicas.

«Hoje é um dia histórico para mim, mesmo com ventos fracos cumpri o objetivo e passei à frota de ‘ouro’. Agora posso relaxar e fazer o melhor resultado possível na final», comentou Gustavo Lima, citado pela sua assessoria de imprensa.

Portugal ainda não garantiu a quota olímpica em Laser Standard, que apenas deverá ser atribuída no Campeonato do Mundo da Classe, a realizar no início de maio, em Boltenhagen.

A confirmar-se a qualificação, Gustavo Lima deverá cumprir em Londres2012 a sua quarta presença olímpica, depois de ter ficado a apenas um ponto da medalha de bronze em Pequim2008.