«Um projeto desta ordem só pode ser feito em partilha e em colaboração, eventualmente com outros países e com empresas globais à escala mundial: o Brasil é uma hipótese, como também poderia ser Angola», afirmou Lagos durante a apresentação do “stopover” (escala) de Lisboa (31 de maio a 10 de junho).
O empresário disse ainda que já foi apresentada a candidatura de Lisboa para o acolhimento de escalas nas edições de 2014 e 2017 e reafirmou a vontade de manter a VOR na capital portuguesa «durante 20 anos».
João Lagos pode desde já contar com apoio do Estado e das autarquias de Lisboa e Oeiras.
Na cerimónia estiveram presentes os secretários de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, além do edil de Lisboa, António Costa, e o vereador do Desporto da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas.
O empenho de António Costa foi aliás evidente, com o presidente da CML a formular votos para que a VOR sirva para incluir Lisboa no «circuito das grandes navegações» e na «rota dos grandes iates».
O autarca de Lisboa também destacou a «enorme mais valia» do projeto na recuperação da «zona decadente» da Doca de Pedrouços numa «zona de oportunidades» e uma «plataforma articulada» no conjunto da frente ribeirinha.
O «potencial do turismo náutico» também foi destacado por Paulo Vistas, que em declarações à agência Lusa admitiu o interesse de Oeiras em implantar uma marina para iates de grande porte junto ao terrapleno de Algés.
«Estamos a desenvolver um estudo com a APL [Administração do Porto de Lisboa] de ocupação da área entre a Torre dos Pilotos e os Fermentos Holandeses e Alto da Boa Viagem», referiu o autarca.
A outra novidade da apresentação de hoje foi a confirmação do apoio da Presidência da República ao evento e o seu enquadrado nas comemorações do 10 de Junho (Dia de Portugal), precisamente o dia da largada para Lorient.
A frota de seis veleiros da Volvo Ocean Race encontra-se neste momento no Atlântico Sul a fazer a aproximação a Itajai (Brasil), proveniente de Auckland (Nova Zelândia), de onde largou a 18 de março.
As 3.590 milhas náuticas da travessia transatlântica entre Miami e Lisboa (sétima etapa) deverá demorar sensivelmente 11 dias e, depois da capital portuguesa, a regata vai dirigir-se para Lorient (França), terminando em Galway (Irlanda), no dia 07 de julho.
Em Lisboa, será ainda realizada uma “in-port race” (regata no porto), no dia 09 junho, com boias no Terreiro do Paço e Oeiras.