O Katusha, do russo Gennadi Timchenko, assumiu hoje a liderança da Cascais RC44 Cup 2012, segunda etapa do circuito mundial de RC44 em vela, que decorre até domingo em Cascais.

No segundo dia de regatas de frota, o barco que tem Russell Coutts como tático, foi muito regular e está na primeira posição com 14 pontos de vantagem sobre o segundo, o Team Aqua, do britânico Chris Bake.

O Team Cascais, de Patrick Monteiro de Barros, é 10.º da classificação geral.

A chuva fez hoje a sua aparição, mas não impediu que a frota completasse três regatas, com o vento a soprar de leste entre os 12 e os 18 nós.

O Peninsula Petroleum, do britânico John Bassadone, esteve em destaque, vencendo as primeira e segunda regatas do dia, enquanto o Artemis Racing, do sueco Torbjorn Tornqvist, triunfou na terceira.

Na geral, após sete regatas, o Katusha é o novo líder, seguido do Team Aqua, do britânico Chris Bake, e do Team Ceeref, do esloveno Igor Lah.

Quanto aos portugueses, o Team Cascais foi 13.º, 10.º e 11.º e ocupa o 10.º lugar da geral, o AEZ, do austríaco René Mangold, com Nuno Barreto e Gilberto Conde na tripulação foi 10.º e duas vezes quarto, ocupando o 11.º posto.

O AFX Capital Racing, do italiano Massimo Barranco, foi nono, 12.º, mas não logrou terminar a terceira regata. O barco que integra Diogo Cayolla queda-se pelo 15.º posto.

Na Cascais RC44 Junior Cup 2012, o domínio é dos Optimist do Sport Algés e Dafundo, que ocuparam os três lugares de pódio através de Rita Lopes, Francisco Mourão e Sebastião Rebolo, tendo os prémios sido distribuídos por Russell Coutts, um dos grandes nomes da história da Taça América.