O terceiro dia da participação de Portugal nos Campeonato do Mundo de 470 em vela, que decorrem em Haifa, Israel, ficou marcado pela descida das quatro duplas lusas, numa jornada marcada pela quase ausência de vento.

Em masculinos, António Matos Rosa/João Matos Rosa são os mais bem classificados, estando no 43.º lugar, tendo sido sétimos e 18ºs nas duas regatas de hoje.

João Villas-Boas/Miguel Nunes foram desqualificados na primeira regata e ficaram em 11.º na segunda, pelo que ocupam o 47.º posto.

Diogo Pereira/Manuel Macedo são 49.ºs da geral, depois de serem 22.ºs e quintos.

Os croatas Sime Fantela/Igor Marenic são os novos líderes, seguidos dos australianos Mathew Belcher/Will Ryan, actuais detentores do título, e dos suecos Anton Dahlberg/Fredrik Bergstrom.

No setor feminino, Sara Carmo/Matilde Pinheiro de Melo desceram para a 39.ª posição, depois de serem 35.ªs na primeira regata e desqualificadas na segunda.

As actuais campeãs do mundo, as austríacas Lara Vadlau/Jolanta Ogar estão na frente, com as britânicas Hannah Mills/Saskia Clark na segunda posição e as norte-americanas Anne Haeger/Briana Provancha no terceiro lugar.

O vento fraco, de seis a oito nós de intensidade, marcou o terceiro dia do Mundial de 470.

O Mundial, que se disputa até ao próximo sábado, é qualificativo para os Jogos Olímpicos Rio2016, estando ainda em discussão seis vagas no setor masculino e três no setor feminino.