Os britânicos do Team Aqua dominaram hoje a primeira regata RC44 Cascais Cup, que começou com a presença do velejador neozelandês Russell Coutts, pentacampeão da America´s Cup.

Na apresentação oficial da regata, Russell Coutts, que acabou a participação da America´s Cup e viajou para Portugal, a convite de Patrick Monteiro de Barros, não poupou elogios às condições portuguesas para a alta competição.

«É sempre bom voltar aqui. É um excelente local, tanto no acolhimento, como para a prática da vela», sublinhou o neozelandês, que integra o Team Italia, de Massimo Barranco, como tático.

Carlos Carreiras, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, sublinhou a importância de eventos como a regata RC44 ou o campeonato de surf, que se iniciou hoje em Carcavelos, para projetar o turismo.

«Nós somos, de facto, um concelho muito eclético, mas que aproveita o que tem de melhor, sempre com o objetivo de gerar cadeia de valor e riqueza», acentuou, avançando que Cascais vai voltar este ano a «bater recordes nas dormidas e com o preço médio a subir».

Quanto à regata, o Team Aqua, liderado por de Chris Bake, venceu os seis “matches” que disputou e alcançou a primeira posição em match racing.

Com quatro triunfos cada ficaram os russos do Synergy Russian Sailing Team, de Valentin Zavadnikov, e do Gazprom 2, de Kirill Podolsky ,e os suecos do Artemis, de Torbjorn Tornqvist.

O Team Cascais – Aleph Racing, de Patrick Monteiro de Barros, somou três vitórias com a curiosidade do RC44 português ter batido o Team Italia, de Massimo Barranco, que tem Russell Coutts na tripulação. Os italianos também fizeram três pontos, bem como os russos do Katusha, de Gennadi Timchenko.

O RC44, que é disputado por 14 barcos, com tripulações de oito nacionalidades, em cinco países, termina domingo em Cascais.