Lisboa volta a ser palco da Regata de Portugal, um evento de vela que promete transformar a vida no Tejo. 'O Tejo é um espetáculo' é o slogan desta edição, que decorre entre 30 de maio e 2 de junho.

Equipas de Portugal, França, Suécia, Austrália e Holanda, vão lutar pelo triunfo, numa prova que onde brilham os trimarãs Diam 24, considerados barcos tipo Fórmula 1, por atingirem velocidades de 45km/h em menos de 10 segundos.

"Este ano decidimos trazer trimarãs Diam 24 para a Regata de Portugal, os barcos icónicos da Tour de France à la Voile, pois são muito ágeis e velozes, que vão permitir criar um espetáculo visual ainda maior ao evento. Queremos tornar a vela um desporto mais próximo dos lisboetas e de todos os portugueses e encher o rio de barcos, desafiando todos a viver verdadeiramente o Tejo. Em breve vamos anunciar novidades", assegura Francisco Mello e Castro, CEO da Regata de Portugal, em declarações à organização do evento.

A equipa de Portugal será liderada por Jorge Lima, velejador olímpico e o único português já qualificado para Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Os velejadores nacionais e internacionais das oito equipas vão competir diariamente em modo 'Fleet Racing', a partir das 17h00 e terminam ao pôr do sol. Os barcos partem ao mesmo tempo e o que chegar em primeiro lugar fica com um ponto, o segundo com dois e assim sucessivamente. O objetivo no final é somar o menor número de pontos possível para subir o máximo na classificação geral.