O Team New Zealand aproximou-se hoje do título na Taça América em vela, ao bater o Oracle Team na décima regata, ficando assim a apenas dois triunfos para arrebatar o troféu.

Num dia em que o "defensor" norte-americano até tinha começado bem, ao vencer a nona regata, a equipagem neozelandesa respondeu na regata seguinte e voltou a cifrar a vantagem em 7-1, reduzindo cada vez mais a margem de manobra do adversário.

A décima regata foi uma das mais disputadas desta final, com os dois veleiros a discutirem o triunfo até ao fim, mas, na fase final, os neozelandeses foram mais fortes e somaram nova vitória.

Na primeira regata do dia, o Oracle, que somou a terceira vitória na final, mas apenas tem um ponto somado devido a uma penalização de dois pontos por irregularidade cometida nas provas preparatórias em 2012, venceu claramente e tinha dado sinais de que poderia estar a encetar a recuperação, que foi travada na regata seguinte.

Com o resultado em 7-1, o Team New Zealand precisa apenas de mais dois triunfos para conquistar a 44.ª edição da prova, enquanto o Oracle Team precisa de vencer oito.