Os espanhóis Pablo Santurde del Arco/Gonzalo Botin, a bordo do ‘Talles II’, venceram hoje a 1.ª etapa da regata oceânica Les Sables/Horta/Les Sables, ao fazer o percurso em cinco dias, 23 horas, cinco minutos e 42 segundos.

A prova, que conta com a participação de 19 embarcações, destina-se a veleiros da Classe 40 e contempla duas etapas de 1.270 milhas náuticas cada, que liga a cidade de Les Sables D'Olonne, na costa oeste francesa (conhecida por ser palco da famosa Vendée Globe), à ilha do Faial, nos Açores.

Os segundos classificados nesta competição, que se realiza de dois em dois anos, foram a dupla britânico/gaulesa Phil Sharp/Corentin Douguet, a bordo do ‘Imerys’, que demoraram mais 43 minutos do que os vencedores.

O último lugar do pódio nesta primeira etapa foi ocupado pelo ‘skipper’ alemão Alexander Krause, que faz equipa com o francês Antoine Carpentier, no iate ‘Stella Nova’, que demorou mais cinco horas do que os primeiros.

Esta competição destinada, em primeira linha, a velejadores profissionais, conta com a presença de 19 iates de oito nacionalidades diferentes: França, Reino Unido, Finlândia, Alemanha, Itália, Espanha, Omã e Japão.