Após interrupção por três vezes (2000, 2002 e 2003), o 1º de Agosto confirmou a sua hegemonia no voleibol angolano, ao vencer domingo, em Luanda, o 38º Campeonato Nacional sénior da modalidade, em ambos os sexos, disputado no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva.

No sector masculino, os comandados do treinador Zé Maria revalidaram o título ao derrotarem o Petro de Luanda, por 3-2 (sets), na terceira partida dos play off.

Os "militares" adiantaram-se de forma quase decisiva nos dois primeiros sets. No entanto, os petrolíferos recuperaram e chegaram ao empate, obrigando o 1º de Agosto a empenhar-se a fundo para vencer o decisivo quinto set.

Sábado, no segundo embate desta etapa da prova nacional, o 1º de Agosto venceu por 3-2, depois de na quinta-feira ter baqueado (1-3). Igualados com uma vitória cada, foi necessário o recurso ao terceiro jogo.

Com este feito, os agostinos ampliam o seu palmarés competitivo de mais de vinte títulos masculinos, apenas interrompido pela extinta equipa do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), em 2000, 2002 e 2003.

No mesmo sector, o Progresso do Sambizanga voltou a quedar-se na terceira posição, enquanto a equipa do Bangú ficou em quarto. Quanto aos femininos, o troféu também foi para o "Rio Seco", após ultrapassar sábado o eterno rival Petro Atlético de Luanda, por 3-2, na segunda partida do "play off" à melhor de três, jogada no mesmo recinto.

Assim, ao contrário dos rapazes, as senhoras da turma rubro e negra resgatam o título, antes em posse das petrolíferas. Com uma equipa totalmente rejuvenescida e sem estrelas, o trabalho do novo técnico cubano do 1º de Agosto, Rolando Milanês, já começa a dar os seus frutos, na consolidação da hegemonia da modalidade nas duas classes.

Um ano depois, as militares recuperaram o título perdido, elevando para 18 os troféus conquistados. Em 38 edições da prova, o 1º de Agosto só perdeu contra o Petro de Luanda, em 2011 e 2013. O Progresso Sambizanga ficou com o terceiro lugar.

Marcada com ausência das províncias da Huíla, Namíbe, Huambo e Cuanza Sul, a prova, inicialmente prevista para a cidade do Lubango, foi transferida para a capital do país, por exigências dos dois principais clubes, no caso o 1º de Agosto e Petro.

Participaram no campeonato as equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Progresso Sambizanga, Bangú FC (masculinos) e 1º de Agosto, Petro de Luanda, Progresso Sambizanga e Sporting Petróleos do Bié (femininos).