A Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV) vai aproveitar a vinda dos dirigentes do voleibol da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África para lançar a candidatura cabo-verdiana da região em voleibol "indoor" (de salão).

A informação foi dada à Inforpress pelo presidente da federação cabo-verdiana da modalidade, António Rodrigues, que quer aproveitar o facto de Cabo Verde acolher, este fim-de-semana, o Torneio da Zona II a nível de vólei de praia, para sensibilizar as autoridades de voleibol desta região desportiva.

O presidente da FCV quer colocar os responsáveis da Zona II “a par” das potencialidades dos recintos desportivos, nomeadamente o Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, e o de Nhágar, em Assomada, Santa Catarina, através de uma visita guiada.

O torneio de vólei de praia da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África realiza-se sábado e domingo, no Tarrafal, com o concurso das duplas de Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau e Gâmbia.

A Zona II estará representada neste evento ao mais alto nível pelo seu presidente, Mamadou N’Doie, pelo diretor do Centro do Desenvolvimento de Voleibol desta região desportiva africana, o senegalês Mdai Deme e pelo presidente da Comissão de Arbitragem, o senegalo-caboverdiano Amadou Seye.

A organização, de acordo com António Rodrigues, tem uma estimativa para aglomerar 46 praticantes de vólei de praia, sendo que Cabo Verde participa com sete duplas masculinas e três femininas.

Cabo Verde entra nesta competição como cabeça de série de um dos grupos, já que a dupla Valter/Vaty ostenta o título de campeão da Zona II, enquanto uma dupla do Senegal, vice-campeã, assume o título da segunda cabeça-de-série.