Cabo Verde passa a contar com o primeiro árbitro internacional de voleibol em todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Trata-se de Júlio “Popey” Leite, que completou no torneio da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, realizado de 17 a 21 deste mês, em Dakar, Senegal, o limite dos jogos exigidos pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), para receber o distintivo internacional da modalidade.

Na sua página da rede social, Popey mostrou-se grato pelo feito inédito nos PALOP e descreve esta conquista como «resultado de muito trabalho e dedicação à causa do voleibol cabo-verdiano».

Segundo Popey, ser árbitro não é o que mais gosta na modalidade, mas é no campo da arbitragem que diz-se sentir mais útil ao país.

O árbitro internacional fez questão de agradecer à direção da Federação Cabo-verdiana de Voleibol, sobretudo ao seu presidente, António Rodrigues, e ao seu mentor, o senegalês Amadou Dudu Seye, que lhe redirecionou para o «caminho certo da arbitragem».