A Geórgia vai falhar o Grupo B de apuramento para o Europeu2021 de voleibol feminino, que integra ainda Portugal, Suécia e Ucrânia, por ter apresentado dois casos positivos ao novo coronavírus antes de viajar para Matosinhos.

Esta ausência motivou reajustes para a competição que vai decorrer até domingo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a começar pelo jogo inaugural, na sexta-feira, que será assim o Portugal-Ucrânia, às 19:00.

“A Ucrânia apresenta sempre uma seleção muito alta e forte no ataque. Para contrariar o jogo rápido e condicionar o potencial alcance das atacantes, temos que servir de maneira agressiva e ser extremamente rigorosas no nosso sistema de bloco/defesa. Se conseguirmos defender consistentemente, vamos acabar por criar boas condições para fecharmos o ponto no contra-ataque”, defende a jogadora Marta Hurst.

A ‘poule’ disputa-se em dois torneios, sendo que o próximo é precisamente uma semana depois, em Tbilissi, capital da Geórgia, que ao falhar esta primeira prova vai averbar três derrotas por 3-0, sendo que apenas as duas melhores equipas se qualificam para o Europeu.

“Apesar de não termos o nosso público nas bancadas, devido a pandemia, começar a jogar no pavilhão onde realizámos mais treinos poderá ser uma vantagem”, realçou a atleta Joana Resende, que enfatizou “o querer e a ambição como as armas” principais das lusas.

Este desafio vai marcar a estreia de dois selecionadores, João José por Portugal, antiga referência da formação masculina, e do búlgaro Vladimir Orlov, pela Ucrânia.

João José reconhece o “desgaste natural de final de época”, porém congratula-se por ter as suas pupilas “unidas como um grupo altamente motivado, batalhador e que deseja poder representar a seleção nacional, independentemente de tudo o que está ainda a acontecer tanto em Portugal como no mundo inteiro”.

- Calendário do Grupo B:

- Sexta-feira, 07 mai:

19:00 Portugal - Ucrânia

- Sábado, 08 mai:

15:00 Suécia - Ucrânia

- Domingo, 09 mai:

15:00 Suécia - Portugal

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.