A Cidade da Praia é palco hoje da abertura de um curso de Treinadores de nível II, promovido pela Federação Internacional de Voleibol , em parceria com a federação cabo-verdiana da modalidade.

Virado para 12 treinadores de Cabo Verde, com pré-requisitos exigidos e que candidataram, interessados oriundo das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Santiago e Fogo, bem com treinadores da Líbia, da Guiné-bissau e São Tomé e Príncipe, esta ação de formação decorre até 31 de Maio no Pavilhão Desportivo “Vává Duarte”.

Para o efeito, já se encontra no país o director do Centro de Dakar, Mbai Deme e os instrutores da Federação Internacional da modalidade, Mohamed Haceni e Eric Ngapet.

O presidente da Federação Cabo-verdiana da modalidade explicou que se trata de uma formação internacional dirigida aos treinadores com o nível I e com alguma capacidade em termos pedagógicos e curriculares e que terão capacidades de trabalhar com as seleções.

António Rodrigues disse que esta formação seria inicialmente realizada em Dakar, mas que a FCV solicitou a sua deslocação para a Cidade da Praia, de forma que o país possa ter maior número de participantes.

Isto porque de momento o país não dispõe de nenhum treinador nacional com este nível de formação avançada, pelo que pretende com esta iniciativa formar técnicos que posteriormente terão qualidades para trabalhar nas equipas técnicas.