O novo selecionador de Cabo Verde de voleibol, o italiano Orazio Minneci, traçou como objetivo principal desta sua nova missão formar seleções para competirem “ao mais alto nível” no continente, num universo de quatro anos.

O recém-designado selecionador anunciou que o seu primeiro compromisso à frente da equipa técnica das seleções masculina e feminina de voleibol é a participação de Cabo Verde, enquanto país anfitrião do Torneio da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, a nível de sub-23 (masculino e feminino) a ser disputado na ilha de São Vicente.

Minneci aventa a possibilidade de Cabo Verde envolver novos atletas nesta prova internacional, com vista a atingir as competições intercontinentais, alertando que colocou como uma das condições para aceitar este cargo a massificação do minivoleibol no país.

Isto porque, atesta, Cabo Verde precisa de formar treinadores, formadores, com vista ao surgimento de novos talentos, para assegurar o futuro desta modalidade, com vista a criação de viveiros do voleibol neste arquipélago.

O selecionador recusa avançar os nomes dos seus colaboradores na equipa técnica, alegando que está à espera de algumas confirmações e da comunicação oficial da Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV).

Ainda assim, avançou que tem olheiros, que considera competentes, para testar os jogadores em regiões desportivas onde não poderá marcar a sua presença física, por serem de “grande confiança e conhecimentos” da matéria.

Presente na final da primeira mão dos play-off da final de Santiago Feminina de sub-23 entre as equipas do ABC e Seven Stars, realizado no pavilhão desportivo Vává Duarte, disse ter gostado da entrega dos atletas, mas que registou algumas faltas técnicas, sobretudo na fase de receção.

Orazio Minecci, que vinha desempenhando as funções do treinador do Paulense, em Santo Antão, há 15 anos, substituiu no início desta semana, o também italiano Luca Privitera, que desde Fevereiro abandou as funções que vinha exercendo na equipa técnica das seleções masculinas e femininas de Cabo Verde.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.