Portugal perdeu este sábado frente à Bielorrússia, por 3-0, no segundo jogo da formação portuguesa na poule de qualificação para o Campeonato da Europa de voleibol de 2013, que se disputa em Vila do Conde.

Depois da vitória de sexta-feira frente à Grã-Bretanha, por 3-2, os portugueses sentiram neste desafio muitas dificuldades perante um adversário que se revelou mais forte no bloco e na finalização.

Com este resultado, Portugal terá de vencer no domingo, no derradeiro jogo, a congénere da Turquia para acalentar a esperança de se qualificar como melhor segundo classificado deste grupo.

A equipa das "quinas" entrou nervosa para este encontro e, com alguns erros na receção e, sobretudo, no remate, permitiu à formação de leste construir uma vantagem que rondou sempre os cinco pontos.

Sem encontrar a estabilidade necessária para encetar a recuperação, apesar das alterações promovidas pelo técnico Flávio Gulinelli, os lusos perderam o "set" inicial por 25-19.

Portugal acusou a derrota no "set" inicial e voltou a surgir algo desconcentrado, com os bielorrussos a aproveitarem-se para cavar uma nova vantagem, que chegou a ser de seis pontos.

Só no dobrar do 10.º ponto, os lusos assentaram o jogo e conseguiram encurtar a desvantagem, mas o maior poderio do adversário na finalização voltou a ser decisivo para Portugal perder o parcial por 25-19.

No terceiro parcial, nova entrada tímida dos lusos, permitindo à Bielorrússia construir uma vantagem inicial, apenas recuperada por Portugal na fase final do "set".

Os últimos pontos foram arduamente disputados, com ambos os conjuntos a não deixaram fugir o oponente, até Portugal quebrar, perdendo o parcial por 29-27 e já não conseguindo encetar a recuperação.

Antes deste jogo, a Grã-Bertanha venceu a Turquia, por 3-2, numa partida também muito disputada.

No domingo, Portugal defronta a Turquia, num encontro agendado para as 19h30, no Pavilhão de Desporto de Vila do Conde.