Portugal despediu-se do Campeonato da Europa de voleibol feminino com uma quinta e última derrota, por 3-0 ante a Ucrânia, que deixa a seleção lusa no sexto lugar do grupo B, sediado em Lodz, Polónia.
Para a história, nesta primeira participação, fica o 'set' ganho no jogo contra a Bélgica e a certeza de ter lutado bem contra todas as adversárias, como foi o caso da Ucrânia, com quem perdeu com os parciais de 25-22, 25-15 e 25-20.
Com este resultado, o 'seis' de Portugal fecha o grupo B sem vitórias, atrás de Itália, Bélgica, Polónia e Eslovénia, que avançam para os quartos de final, e Ucrânia, que até hoje também só registava derrotas.
No Atlas Arena de Lodz, Portugal voltou a entrar forte e chegou a 3-0. Rapidamente a Ucrânia reequilibrou, para controlar na parte final do 'set' e ganhar por três pontos de diferença.
No segundo 'set', Portugal só conseguiu comandar por um ponto de diferença e perdeu, com naturalidade, por 25-15.
Já sem grande ânimo, as portuguesas voltaram a perder, agora por números um pouco mais equilibrados.
Bárbara Gomes, com nove pontos conseguidos, foi hoje a jogadora lusa mais eficaz, enquanto que do lado ucraniano brilharam Karyna Denysova (13 pontos) e Svitlana Dorsman (12).
Jogo no Atlas Arena de Lodz, Polónia.
Ucrânia - Portugal, 3-0.
Parciais: 25-22 (27 minutos), 25-15 (22), 25-20 (22).
Sob arbitragem de Vlastimil Kovar (República Checa) e Toomas Murulo (Estónia), as equipas jogaram com:
- Ucrânia: Irina Trushkina, Karyna Denysova, Yulia Gerasymova, Nadia Kodola, Oleksandra, Peretiatko, Olesia Rykhliuk. Svitlana Dorsman, Anastasia Kraiduba, Darya Velikokon e Anastasiya Karasova e Viktoria Nikolaichuk (líberas).
Treinador: Gariy Yegiazarov.
- Portugal: Helena Monteiro, Eliana Durão, Marta Hurst, Aline Rodrigues, Julia Kavalenka, Bárbara Gomes.
Eduarda Duarte, Maria Maio e Joana Resende (líbera).
Treinador: Francisco Santos.
Assistência: 720 espetadores.
Comentários