Portugal derrotou hoje a Finlândia por 3-2 (25-22, 21-25, 25-21, 28-30 e 15-10), na quinta e penúltima jornada do grupo C da Liga de Ouro Europeia em voleibol masculino, em jogo disputado em Matosinhos.

A precisar de ganhar para, desde logo, garantir a presença na fase final, a Finlândia encontrou na vontade da seleção portuguesa um adversário à altura, nunca deixando os nórdicos fugir no marcador, impondo-se na fase derradeira do primeiro 'set', com Miguel Tavares a finalizar ao segundo toque, fechando com 25-22 ao cabo de 31 minutos.

Os finlandeses mandaram no segundo 'set', permitindo apenas por uma vez (11-10) ao 'seis' português liderar, num jogo marcado por muitos serviços desperdiçados e por erros da seleção lusa em ponto importantes, surgindo o empate após 26 minutos.

À procura de um trunfo mínimo por 3-1 para somar os três pontos que o colocaria na liderança do grupo à entrada para a última jornada, o 'seis' português revelou-se muito forte no terceiro 'set', que comandou de princípio a fim.

Depois de estar a ganhar por 9-5, a equipa de Hugo Silva não mais consentiu aproximações e acabou o 'set' a gerir o esforço finlandês, ganhando por 25-11, ao cabo de 25 minutos.

O quarto 'set' revelou-se, neste contexto, decisivo para ambas as equipas, acabando a disputa por levar a partida até bem mais dos 25 pontos, com os portugueses a anularem diversas bolas de jogos aos finlandeses e vice-versa, até que uma má receção de João Fidalgo abriu a porta para o triunfo visitante pelo parcial de 30-28.

No que foi, até então, o mais longo 'set', com 37 minutos, Portugal viu fugir o primeiro lugar do grupo, uma vez que a vitória por 3-2 apenas dá dois pontos e um ao derrotado, o que manteria os finlandeses sempre no primeiro lugar.

Com o objetivo mínimo ainda pela frente, o quinto 'set' voltou a ser integralmente português, com a equipa a passar para a frente aos 3-2 e a nunca mais abdicar dessa vantagem, terminando com 15-10 e, ainda, aberta a possibilidade de qualificação para a fase final.

No outro jogo do grupo, a República Checa ganhou em Espanha por 3-1 (22-25, 26-24, 25-21, 25-21).

Portugal recebe na quarta-feira, também em Matosinhos, a República Checa no jogo que encerra o Grupo C e que, em caso de vitória, e derrota da Finlândia em Espanha pode dar acesso à fase final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.