O selecionador nacional de voleibol feminino, Rui Moreira, disse hoje que pretende encerrar a fase de qualificação para o Europeu2019, para o qual Portugal já está apurado, com “dois bons resultados”, frente à França e Geórgia.

A seleção já se encontra na cidade gaulesa de Belfort, onde no sábado defronta a França, no penúltimo jogo do grupo D da fase de apuramento para o Europeu2019, que decorre de 23 de agosto a 08 de setembro, na Polónia, Turquia, República Checa e Hungria.

O treinador português está consciente de que o tempo de preparação desta reta final da competição foi curto, mas mostrou-se confiante na obtenção de dois bons resultados nos derradeiros jogos de qualificação.

“Do que analisámos da França, penso que é uma equipa perfeitamente ao alcance da nossa. No entanto, iremos perceber se dois dias apenas terão sido suficientes para conseguirmos melhorar o resultado da primeira volta [derrota por 3-0]. Esse será certamente o primeiro objetivo”, disse.

Em declarações aos canais de comunicação da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), Rui Moreira afirmou que é possível vencer o adversário, mas defendeu que essa missão irá depender bastante da capacidade e rigor com que a seleção portuguesa irá cumprir a estratégia previamente definida.

“Se conseguirmos ser competentes na relação serviço/bloco e jogarmos com a velocidade necessária para criar dificuldades ao débil, mas forte fisicamente, bloco gaulês, estaremos mais perto de vencer o jogo", justificou o treinador.

Portugal encerra a fase de qualificação com a Geórgia, em 09 de janeiro, em Gondomar, e Rui Moreira afirmou que ainda não analisou a fundo esse adversário, por se encontrar focado a 100% no jogo com a França, que lidera o grupo.

“Sabendo que não estando a Geórgia nem na elite nem na mediania europeia, será certamente um jogo diferente, em que teremos de assumir a responsabilidade e o favoritismo que levamos para o jogo. Iremos prepará-lo a partir de domingo, quando regressarmos desta deslocação a França”, observou.

Portugal já está matematicamente apurado para o Europeu2019, independentemente dos resultados com a França, no sábado, e a Geórgia, no Multiusos de Gondomar.

As portuguesas ocupam o segundo lugar do grupo D, com nove pontos, menos três pontos que as invictas francesas, mais seis do que as georgianas e mais nove que as dinamarquesas. Apuram-se as duas primeiras classificadas de cada grupo.