A seleção portuguesa de voleibol vai efetuar um estágio de preparação para a Liga Mundial na Bulgária, de 22 a 29 de maio, de onde seguirá para a Finlândia, para o primeiro embate da fase intercontinental da prova.
A edição deste ano da Liga Mundial realiza-se em moldes diferentes dos anteriores, já que a fase intercontinental será disputada por 18 seleções, repartidas por três grupos de seis equipas cada.
O Grupo A será formado pelas seleções do Brasil, Polónia, EUA, Bulgária, Argentina e França; o B por Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irão; e o C por Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda, Japão e Portugal.
Portugal, que volta a substituir à última da hora o Egito na Liga Mundial, começa a sua participação na 24.ª edição da prova com três saídas, à Finlândia (31 de maio e 01 de junho), Canadá (07 e 08 de junho) e Holanda (22 e 23 de junho).
A seleção Portuguesa, orientada pelo italiano Flávio Gulinelli, termina a fase intercontinental em Guimarães, com as receções ao Japão (29 e 30 de junho) e à Coreia do Sul (6 e 7 de julho).
A Fase Final será realizada em Mar del Plata, na Argentina, de 17 a 21 de julho, e disputada por oito seleções: o organizador, os três primeiros classificados do Grupo A e do Grupo B e, ainda, o 1.º classificado do Grupo C.
Até ao dia da partida, prevista para 22 de maio, a seleção orientada por Flávio Gulinelli irá continuar a treinar no Centro de Alto Rendimento de Anadia.
No estágio de preparação, em Anadia, estão os seguintes atletas: Marcel Gil, Ubirajara Pereira, João Coelho, Marco Ferreira, Alexandre Ferreira, Ivo Casas, Tiago Violas, Nuno Pinheiro, Carlos Fidalgo, Valdir Sequeira, Idner Martins, Rui Santos, José Gomes, Miguel Rodrigues, André Lopes e Ricardo Silva.