O selecionador de voleibol do Senegal, Assane Kane Diallo, mostra-se convicto na vitória do seu conjunto na final de hoje do Torneio da Zona II, ante a equipa anfitriã de Cabo Verde.

Assane Diallo fez esta revelação à Inforpress no final da vitória convincente dos senegaleses por 3-0 diante da sua congénere da Serra Leoa, argumentando que os “Leões de Teranga”, vieram à capital cabo-verdiana com o único propósito de vencer o torneio de qualificação para o Mundial 2014, na Polónia.

Diallo justifica a sua tese com o argumento de que a selecção senegalesa não teve a necessidade de fazer o seu melhor jogo esta noite, devido ao «fraco poder de resposta» da formação da Serra Leoa, equipa que se despede do torneio internacional com duas derrotas consecutivas.

O técnico senegalês disse, entretanto, que perspectiva um jogo «muito difícil» diante dos “Tubarões Voadores”, nome adoptado pela selecção de voleibol de praia, alegando que são duas equipas que já se conhecem bem.

Por isso promete repetir a vitória de há dois anos em Dakar, ainda que lamente a ausência de «alguns dos melhores jogadores senegaleses» e que actualmente representam as cores de «grandes clubes da Europa».

Isto porque, especifica, os jogadores profissionais e que agora residem na Europa exigiram avultadas somas financeiras à Federação Senegalesa de Voleibol para representarem o país nesta competição, pedido rejeitado «por falta de condições monetárias».

Ainda assim, assegurou depositar «grande esperança» neste novo conjunto, formado por muitos dos jogadores sub-19, mas apostados e determinados em representarem de forma condigna o País que os viu nascer.

A final do Torneio Internacional da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, está aprazado para as 19h30 horas deste sábado no pavilhão desportivo Vává Duarte, e coloca frente a frente as selecções de Cabo Verde e do Senegal.