Faltavam disputar duas jornadas da fase regular da 1.ª divisão do campeonato nacional masculino quando a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) anunciou, a 17 de março, "a suspensão do Campeonato da I Divisão Masculina, do Campeonato Nacional I Divisão Feminina e dos Campeonato Nacional da II Divisão Masculinos e Femininos, até ao dia 31 de Agosto do ano corrente".

A FPV foi a única federação entre as principais federações nacionais das principais modalidades desportivas coletivas a avançar com uma data concreta para a suspensão das respetivas competições, frisando que "nenhuma destas competições será retomada até à referida data (caso tal venha a ser possível) e sempre sem prejuízo de deliberação da direção quanto ao fim dos campeonatos e suas respetivas consequências". Ou seja, trata-se da única federação a referir concretamente a possibilidade de as suas competições não serem retomadas na presente época.

Benfica liderava campeonato masculino a duas jornadas do fim da fase regular

No Campeonato Nacional da I Divisão masculina o Benfica liderava, invicto, ao fim de 24 jornadas, seguido do rival Sporting, que tinha vencido todas as suas partidas com exceção das duas frente às 'águias'.

Na rota dos 'play-offs' estavam, também, Sporting de Espinho e Fonte Bastardo, destacados nos 3.º e 4.º lugares. Até ao final da fase regular o Benfica ainda tem por disputar uma partida com o Fonte Bastardo, enquanto o Sporting enfrenta o Espinho na última ronda, mas o primeiro lugar - e a consequente vantagem do 'fator casa' - já está garantido pelas 'águias' para os 'play-offs' caso a competição venha a ser retomada.

Taça de Portugal com Sporting e Benfica nas 'meias'

A Taça de Portugal de voleibol de 2019/20 estava marcada para o fim-de-semana de 21 e 22 de março, em Gondomar, ainda com Benfica e Sporting em cena. Nas meias-finais o Benfica iria defrontar o Leixões, enquanto o Sporting iria medir forças com o São Mamede. A 12 de março a FPV anunciou a suspensão da 'final four'.

Sporting em cena nos palcos europeus

A nível europeu, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) suspendeu todas as provas por tempo indeterminado, depois de inicialmente ter adiado todos os eventos da modalidade até 3 de abril, "devido ao recente aumento de casos relacionados com o novo coronavírus por toda a Europa e que obrigou vários governos a declararem o estado de emergência e as federações a cancelarem os respetivos campeonatos nacionais".

Taça Challenge de voleibol: Sporting vence Penzugyor e segue para as meias-finais
Taça Challenge de voleibol: Sporting vence Penzugyor e segue para as meias-finais
Ver artigo

Tal decisão implica a paragem da Liga dos Campeões, da qual o Benfica já tinha sido afastado, e a Taça Challenge, onde o Sporting tinha garantido a 5 de março a passagem às meias-finais, fase na qual teria pela frente o Milano, de Itália, com a primeira mão originalmente agendada para 19 de março.

FC Porto terminou fase regular na frente no 'nacional' feminino

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina o FC Porto, que também já conquistou da Taça de Portugal, terminou na frente da fase regular, com oito pontos de vantagem sobre o Clube Kairós. O outro 'grande' em competição, o Sporting, fechou a fase regular no 5.º lugar. A competição iria, agora, seguir para os 'play-offs'.

Seleções com vários compromissos suspensos ou adiados

Com o anúncio da suspensão de todas as competições organizadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), atendendo à escalada da pandemia da Covid-19, a Liga das Nações foi adiada para depois da dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Portugal está envolvido em algumas das competições que foram adiadas, com a seleção de seniores masculina presente na Liga de Ouro Europeia e na Challenger Cup, que confere acesso à Liga das Nações de 2021. A seleção feminina tinha presença marcada na Liga de Prata Europeia. Todas estas competições foram suspensas pela FIVB.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.