O Benfica disputa na quarta-feira a passagem aos quartos de final da Taça Challenge de voleibol, na Luz, mas apesar da vitória na Roménia, por 3-2, Raphael Margarido encara com cautela o jogo com o Steaua de Bucareste.

O distribuidor brasileiro Raphael Margarido, vulgo ‘Vinhedo’, de 34 anos, reconhece que nada está ainda decidido, apesar da vitória importante no jogo da primeira mão na Roménia, pelos parciais de 21-25, 25-16, 25-17, 20-25 e 15-11.

Vinhedo destacou o serviço como ponto forte do Steaua de Bucareste, mas ressalvando que essa ação de jogo é mais fácil de exercer em casa, com as referências do pavilhão, do que em casa do adversário, como é o caso para quarta-feira, em que os romenos terão apenas um treino para adaptação.

“Arriscam muito no serviço forte. Mas o serviço tem dia que entra e tem dia que não entra. Agora, eles podem estar num dia muito feliz e o serviço entrar bem forte e isso pode dificultar muito”, disse Vinhedo em declarações à agência Lusa.

A estratégia do Benfica para a receção ao Steaua de Bucareste e evitar o ‘golden set’ (parcial de desempate), ainda de acordo com Vinhedo, passa por “evitar dar pontos ao adversário, equilibrar a receção e, como se diz no futebol, manter a posse de bola, por forma a controlar o jogo”.

O campeão nacional Benfica procura frente ao Steaua assegurar a sua terceira presença nos quartos de final nas últimas quatro edições da Challenge e, se possível, repetir a presença na final de 2014/15, que perdeu para os sérvios do Vojvodina Novi Sad.

“É uma prova que tem grandes equipas e pensar muito nisso [final] é gastar energia desnecessariamente. Temos é que pensar em ganhar aos romenos. Fazer um grande jogo na quarta-feira e espero que com o pavilhão cheio. Temos é que gastar energia a pensar nisso”, disse Vinhedo.

O brasileiro considerou que a época, do ponto de vista pessoal, tem corrido bem, dado que não teve nenhuma lesão, e a disputa com Tiago Violas pelo lugar de distribuidor só tem sido positiva, tanto para os dois jogadores como para o Benfica.

“Depende do que o treinador [José Jardim] quer”, acrescentou Vinhedo, considerando que o recurso a um ou outro jogador depende do que o treinador pretender para o jogo, potenciando as características individuais de casa um.

Na última edição da Taça Challenge o Benfica falhou a presença nos quartos de final ao ser afastado pelos franceses do Chaumont, que viria a ser finalista vencido frente aos russos do Fakel Novy Urengoy.

Em 2015/16, os italianos do Calzedonia Verona ergueram o troféu na final disputada com o Fakel Novy Urengoy, depois de terem eliminado nas meias-finais o Benfica, que venceu em Itália por 3-2 e perdeu na Luz por 3-1.

Na edição anterior, o Benfica perdeu a final com o Vojvodina Novi Sad, disputada a duas mãos, com uma derrota por 3-1 na Sérvia e uma vitória por 3-2 na Luz.

A segunda mão da eliminatória está agendada para as 20:30 de quarta-feira, no pavilhão da Luz, onde o Benfica procura confirmar o triunfo obtido na Roménia e passar aos quartos de final.