O português António Maio (Yamaha) desistiu hoje no decurso da quinta etapa da 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, devido a problemas mecânicos na sua mota, anunciou a assessoria de imprensa do piloto alentejano.

“António Maio foi hoje forçado a abandonar o rali Dakar 2023 quando iniciou a quinta etapa da prova devido a dificuldades técnicas sofridas na mota de competição. O piloto arrancou para a especial, mas viu-se obrigado a parar quando tinha feito apenas 50 metros da corrida”, lê-se na nota enviada à agência Lusa.

O piloto explicou que a corrente partiu e acabou por atingir o motor da mota, que partiu.

“Hoje tivemos um dia de azar. O Dakar acabou para nós. Arranquei para a especial e fiz 50 metros quando tive de parar porque a corrente da mota partiu. A corrente bateu no cárter e com a força do embate acabou por o partir. As corridas são assim. Agradeço a todos os patrocinadores que me acompanharam nesta aventura e à minha família e amigos por todo o apoio que me deram”, relatou António Maio.

O piloto alentejano ocupava o 27.º lugar da competição das motas no início da quinta etapa.

A caravana do Dakar 2023 parte amanhã para a sexta etapa desta edição do rali que será a mais longa deste rali com uma especial composta por 467km cronometrados.

António Maio vai agora regressar a Portugal para se preparar para o início do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023 que arranca com a Baja TT Montes Alentejanos que se cumpre nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro.