Os portugueses João Ferreira (MINI), nos automóveis, e Rui Gonçalves (Sherco), nas motas, terminaram entre os 10 mais rápidos da oitava etapa da 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, entre Al-Duwadimi e Riade, na Arábi Saudita.

Na etapa dos automóveis, que tinha hoje um percurso diferente da das motas, o leiriense João Ferreira foi provisoriamente o oitavo mais rápido, após os 487 quilómetros cronometrados.

O piloto da X-Raid terminou a 06.42 minutos do vencedor, o sul-africano Henk Lategan (Toyota), com o compatriota Guy Botterill (Toyota) em segundo, a 1.47, e o francês Mathieu Serradori (Century) em terceiro, a 04.04 minutos.

Na geral, Lategan mantém a liderança, agora com 05.41 minutos de vantagem sobre o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota), que hoje foi sexto, e 28.55 sobre o sueco Mathias Ekstrom (Ford).

João Ferreira é nono, a 02:05.07 horas.

Nas duas rodas, Rui Gonçalves terminou em nono, de acordo com as classificações provisórias divulgadas pela organização, a 11.59 minutos do vencedor, o espanhol Tosha Schareina (Honda).

O pódio foi dominado pela marca nipónica, cuja equipa oficial é gerida pelo português Ruben Faria. O norte-americano Ricky Brabec foi segundo, a 02.07 minutos, com o compatriota Skyler Howes em terceiro, a 2.45.

Na geral, o australiano Daniel Sanders (KTM), que hoje foi quarto classificado, mantém o comando, agora com 12.03 minutos de avanço para Schareina.

Rui Gonçalves subiu duas posições, sendo, agora, o 11.º, a 02:30.07 horas.

Terça-feira disputa-se a nona etapa, entre Riade e Haradh, com 357 quilómetros cronometrados.