O piloto italiano Enea Bastianini (Ducati) foi hoje operado a uma fratura no tornozelo esquerdo e a outra na mão esquerda e vai falhar as próximas três provas do Mundial de MotoGP, anunciou a equipa transalpina.

“As duas cirurgias, realizadas pelo Dr. Catani e pelo Dr. Tarallo, no Policlínico de Módena, decorreram com sucesso e Enea poderá em breve dar início à recuperação”, escreveu a Ducati, em comunicado.

O piloto vai, assim, falhar a prova do próximo fim de semana, em San Marino, bem como as duas corridas seguintes, na Índia e no Japão.

Enea Bastianini sofreu uma queda na primeira volta do Grande Prémio da Catalunha de domingo, que lhe provocou a fratura sem deslocamento do maléolo medial do tornozelo esquerdo e uma fratura do segundo metacarpo da mão esquerda.

O seu companheiro de equipa, o também italiano Francesco Bagnaia, sofreu igualmente uma queda antes de ser atropelado pelo sul-africano Brad Binder (KTM).

No entanto, o campeão mundial em título escapou com apenas algumas contusões do incidente.

Esta 11.ª prova do campeonato foi ganha pelo espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), enquanto Miguel Oliveira (Aprilia) foi quinto classificado.