O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 tem neste fim-de-semana o mais lendário dos seus Grandes Prémios. Uma semana depois da vitória de Max Verstappen no Grande Prémio de Espanha corre-se o Grande Prémio do Mónaco, em Monte Carlo. Será a 7.ª etapa do Mundial de F1 de 2022.

Como vão as contas do Campeonato do Mundo

No passado domingo, em Barcelona, houve troca de líder no topo da classificação. O até então líder da classificação, Charles Leclerc, desistiu após problemas técnicos no seu Ferrari quando estava na frente da corrida. Max Verstappen, em Red Bull, campeão do mundo em título, aproveitou para vencer no circuito da Catalunha e, beneficiando do abandono daquele que tem sido o seu maior rival na presente temporada, subiu pela primeira vez na presente temporada à liderança do campeonato.

Assim, na classificação, ao fim de seis Grandes Prémios, Verstappen soma agora 110 pontos, enquanto Leclerc segue com 104. No terceiro lugar surge Sergio Pérez, colega de Verstappen na Red Bull, com 85 pontos.

No Mundial de construtores, a Red Bull também segue na frente e com uma vantagem ainda mais dilatada: 195 pontos, contra 169 da Ferrari. No 3.º lugar, já bem distante, surge a Mercedes, com 120.

A 'magia' do circuito de Monte Carlo

Uma das mais tradicionais corridas do automobilismo mundial, o Grande Prémio do Mónaco tem características que o distinguem quer fora, quer dentro da pista. Cá fora, é muito o 'glamour', com inúmeras personalidades públicas das mais variadas vertentes a fazerem questão de marcar presença para assistir ao evento seja dos camarotes, seja das varandas dos luxuosos apartamentos e hotéis que circundam o célebre circuito citadino do principado monegasco.

Lá dentro, na pista, esta caracteriza-se pelas baixas médias de velocidade, pelas ultrapassagens complicadas e pela exigência de um circuito citadino onde a margem de erro - para pilotos e máquinas - é praticamente nula.

O que esperar

Max Verstappen vai partir para o Mónaco como o piloto do momento, tendo vencido todas as quatro corridas que terminou em 2022, incluindo as três últimas.

Contudo, Ferrari tem mostrado argumentos para contrariar a Red Bull esta temporada e Charles Leclerc vai 'correr em casa', embora o seu registo passado em Monte Carlo esteja longe de ser brilhante.

Depois, há que contar com poucas ultrapassagens, dadas as características do circuito citadino do Mónaco, pelo que os resultados dos treinos de qualificação, no sábado, terão provavelmente grande impacto naquele que será, depois, o desfecho da corrida, no domingo.

O circuito

O Circuito do Mónaco fica localizado na cidade de Monte Carlo, no pequeno Principado monegasco. Cada volta tem a extensão de 3.337 quilómetros, com 19 curvas, e ao todo a corrida será composta por 78 voltas, perfazendo um total de pouco mais de 260 quilómetros (é a corrida mais curta de todo o Mundial de F1).

Os pneus disponíveis disponibilizados serão os C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios). O circuito é conhecido por ser estreito, por contar com as ruas extremamente estreias dentro da cidade de Monte Carlo. O recorde de volta mais rápida é de Lewis Hamilton, em 2021, sob o tempo de 1m12s909.

Curiosidades

O GP do Mónaco é um dos poucos que são anteriores à própria Fórmula 1, tendo a sua primeira edição sido realizada em 1929. O vencedor foi William Grover, ao volande de um Bugatti.

Os 3340 metros do percurso do circuito fazem dele o menor da Fórmula 1, o que faz os pilotos darem 78 voltas na corrida, mais do que em qualquer outra do Mundial.

Ayrton Senna é o recordista de vitórias, no GP do Mónaco, com seis triunfos. Graham Hill e Michael Schumacher triunfaram cinco vezes.

'O Mago' vs 'O Professor': Senna contra Prost, a maior rivalidade da história da Fórmula 1?
'O Mago' vs 'O Professor': Senna contra Prost, a maior rivalidade da história da Fórmula 1?
Ver artigo

A McLaren é a equipa que mais vitórias logrou no Mónaco: 15 triunfos. A Ferrari surge em segundo, com 10.

Para vincar uma vez mais a importância dos treinos de qualificação, nos últimos 17 anos o piloto que largou da pole position venceu 12 vezes. Desde 1986, o vencedor largou sempre de uma das três primeiras posições da grelha, à exceção de 1996, quando Olivier Panis venceu após sair de 14º, numa corrida concluída por apenas quatro pilotos.

O carismático túnel do circuito do GP do Mónaco é a única curva indoor da Fórmula 1.

A que horas é a corrida? E a qualificação?

Sexta-feira, dia 27

Treinos livres 1: 13h00

Treinos livres: 16h00

Sábado, dia 28

Treinos livres 3: 12h00

Qualificação: 15h00

Domingo, dia 29

Corrida - 14h00

Horas de Portugal continental

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.