O Mundial de Fórmula 1 regressa este fim de semana, com o Grande Prémio dos Estados Unidos, 18ª prova da temporada. Uma prova que chega já com os títulos de pilotos e de construtores decididos.

Max Verstappen sagrou-se tricampeão do mundo de Fórmula 1 no anterior Grande Prémio, no Qatar, mas nesta que será a primeira de quatro etapas no continente americano, antes do fecho da temporada em Abu Dhabi,terá ainda outros objetivos a alcançar.

Em Austin, no Texas, o neerlandês vai tentar alcançar a vitória de número 50 da carreira. No Qatar, há duas semanas, conseguiu a 14ª vitória em 17 corridas disputadas este ano, mas promete não relaxar, vincando o objetivo de vencer todas as provas até o fim da temporada.

"Este fim de semana pode ser bastante agitado para nós", vaticinou o piloto de 26 anos sobre um Grande Prémio que inclui também uma corrida sprint, no sábado. "Vamos ter apenas uma sessão para tentar encontrar o equilíbrio para o carro e parece que vamos voltar a ter altas temperaturas", acrescentou.

O piloto da Red Bull pode igualar seu recorde de 2022 de 15 vitórias e aproximar-se do registo dos tetracampeões Alain Prost (51 vitórias) e Sebastian Vettel (53) na lista de pilotos com mais vitórias na F1

As atenções, no entanto, estarão também viradas já para a preparação para 2024, com Ferrari e Mercedes a tentarem desde já aproximar-se da Red Bull, grande dominadora dos últimos anos.

Na corrida ao segundo lugar do mundial de construtores, a Mercedes, com 326 pontos, tentará ampliar a vantagem sobre a Ferrari (298 pontos). Mais abaixo, seguirá a luta entre McLaren e Aston Martin pelo quarto lugar. A diferença para cada posição no campeonato de construtores, note-se, é de dezenas de milhões de dólares.

Piastri em alta

Oscar Piastri venceu a corrida sprint no Qatar e terminou, depois, em segundo na corrida principal. Agora tentará dar continuidade ao bom momento, enquanto o seu colega de equipea o britânico Lando Norris, vai procurar assinalar a sua corrida 100 com um bom resultado.

Quanto à Mercedes, quer virar a página depois de um fim de semana decepcionante no Qatar, onde os seus dois pilotos se envolveram num acidente logo na primeira curva.

O fim de semana em Austin ficará igualmente marcado pelo regresso de Daniel Ricciardo, na AlphaTauri, depois de o piloto australiano ter perdido cinco corridas na sequência de uma fratura num punho sofrida no GP dos Países Baixos, no final de agosto.

Os pilotos vão para a pista no GP dos EUA pela primeira vez na sexta-feira, para uma sessão de treino livre, seguindo-se o treino de qualificação para a grelha de partida da corrida de domingo, que terá 56 voltas. Sábado farão o treino de qualificação para a corrida sprint, que se seguirá, com de 19 voltas