Após uma pausa de quase um mês, a Fórmula 1 está de regresso para uma maratona final de seis provas em oito semanas, que começa na sexta-feira (18), no Circuito das Américas, em Austin (Texas), palco da 19.ª etapa da temporada.

O britânico Lando Norris (McLaren) quer aproveitar esta sequência negativa de Verstappen para conquistar o seu primeiro título, mas o neerlandês continua com uma boa vantagem apesar da queda de rendimento.

"Fizemos algumas mudanças no carro para que ele se adapte melhor ao circuito, então vamos ver se isso nos torna mais competitivos", explicou o tricampeão mundial, que não sobe ao degrau mais alto do pódio desde o final de junho.

Após os ajustes, a Red Bull deve chegar a Austin com um carro melhorado. Embora as mudanças não tenham sido reveladas, o objetivo principal é conseguirem aproximar-se da McLaren, que passou a liderar o Campeonato de Construtores em meados de setembro.

McLaren quer os dois títulos

Atualmente, Verstappen tem 52 pontos de vantagem sobre Norris (331 para 279). Neste fim de semana, 34 pontos vão estar em jogo: os 26 habituais e os da corrida sprint no sábado, a terceira do ano.

O neerlandês continua a liderar, mas Norris, vencedor do último GP de Singapura, tem diminuindo a vantagem na luta pelo título. O britânico terminou as últimas quatro corridas à frente de Verstappen, mas o piloto da Red Bull nunca ficou muito atrás.

Com um máximo de 180 pontos a serem disputados até o final da temporada, Norris precisa de somar, em média, nove pontos a mais em cada fim de semana relativamente a Verstappen até ao GP de Abu Dhabi, a última etapa do campeonato, no início de dezembro, para se sagrar campeão.

"Muitas equipas vão fazer atualizações nos seus carros durante as últimas corridas, então contamos com uma disputa renhida. Estamos concentrados em nós e vamos esforçar-nos para somar pontos na procura pelos dois títulos", disse Andrea Stella, chefe da McLaren, que se tornou a primeira força do campeonato graças à regularidade de Norris e do seu companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri.

A McLaren tem uma vantagem de 41 pontos na disputa pelo título de construtores. Por isso, a Red Bull precisa que o seu segundo piloto, o mexicano Sergio Pérez, melhore rapidamente o seu rendimento.

"Nada está decidido"

A Ferrari, terceira classificada no campeonato de construtores com 34 pontos atrás da Red Bull, também chega a Texas com uma série de melhorias.

"Temos de estar no topo, porque as equipas da frente estão em igualdade de condições e ainda não está nada decidido no campeonato", disse o chefe da tradicional escuderia italiana, Frédéric Vasseur.

Quarta na classificação geral, a Mercedes confia na experiência do veterano Lewis Hamilton, piloto que mais vezes venceu o GP dos EUA, com seis vitórias, para sonhar com um possível triunfo.

Horários GP dos EUA:

Este Grande Prémio vai ter a particularidade de ter uma corrida sprint, que terá início no sábado às 19h00, tal como a qualificação às 23h00. A prova principal está agendada para domingo às 20h00, hora de Portugal Continental.

sexta-feira, 18 de outubro

Treino Livre 1 18:30

Qualificação Sprint 22:30

sábado, 19 de outubro

Corrida Sprint 19:00

Qualificação 23:00

domingo, 20 de outubro

Corrida 20:00