
Oscar Piastri foi o vencedor do Grande Prémio do Bahrain, após ter partido na 'pole position', conquistando a segunda vitória na temporada. O piloto da McLaren venceu sem sobressaltos e manteve-se invicto na liderança da corrida. George Russell e Lando Norris completaram o pódio, enquanto Charles Leclerc e Lewis Hamilton fecharam o top 5.
Max Verstappen lutou contra o carro durante as 57 voltas e terminou em sexto, ao passo que Pierre Gasly foi sétimo com uma corrida bastante positiva. O novo colega de equipa, Yuki Tsunoda somou os primeiros pontos pela Red Bull com o nono posto. Em grande plano esteve a dupla da Haas com ambos os carros pontuáveis, com Ocon em oitavo e Bearman que saiu da última posição para o décimo lugar.
É bom recordar que Russell pode ainda perder o segundo lugar por usar o DRS fora das zonas definidas.
A corrida
Assim que os semáforos ficaram verdes, os carros arrancaram para o começo da corrida com várias mexidas nas posições. Piastri foi um dos felizardos na primeira volta ao conseguir manter intacto o seu primeiro lugar, ao passo que atrás de si existiram alguns perdedores. O segundo classificado no arranque, Charles Leclerc, perdeu duas posições, enquanto Lando Norris mostrou ter um início fulgurante. O piloto britânico da McLaren ganhou três posições, mas foi penalizado em cinco segundos devido a uma irregularidade na posição de arranque. Ainda na primeira volta, destaque para Ollie Berman, o rookie da Haas, que arrancou em último e ascendeu cinco posições.
Oscar Piastri liderava sem problemas e preocupou-se em ganhar vantagem em ar limpo, de forma a beneficiar da vantagem de começar na pole position. Uma ultrapassagem aqui e outra ali, mas pouco ou nada mudou até à primeira paragem nas boxes. A Red Bull não teve uma corrida especialmente feliz com paragens muito lentas, devido a uma possível avaria no semáforo que sinaliza o fim da paragem.
Enquanto estava com pneus médios, Max Verstappen foi conseguindo ganhar posições , mas na primeira ida às boxes colocou pneus duros que se revelaram fatais. O neerlandês não tinha aderência e começou a ser ultrapassado. Algumas voltas depois (à 27), voltou a parar para repor os pneus médios e ficou entregue ao fim da tabela, ficando condenado a fazer uma corrida de trás para a frente. Uma das equipas que mais beneficiou com a troca de pneus foi a Ferrari que ganhou um novo ritmo e conseguiu, com pezinhos de lã, ganhar posições.
Depois de uma ultrapassagem de Hamilton a Verstappen a fazer lembrar os velhos tempos ou o duelo que podia ter sido penoso para o neerlandês e Carlos Sainz, chegou a vez do Safety Car entrar em pista. Os destroços deixados por Yuki Tsunoda permitiram que a corrida estivesse a meio gás com uma autêntica 'happy hour' nas boxes, já que os pilotos aproveitaram para mudar de pneus até ao fim da corrida.
Com o fim do Safety Car, Oscar Piastri lançou a corrida e tudo se voltou a animar com a frente da corrida a aproveitar as curtas distâncias para surpreenderem. Charles Leclerc cometeu um erro que podia ter custado o terceiro lugar, mas o monegasco aguentou e o impasse permitiu que Hamilton ultrapasse Norris por uns instantes. O piloto da McLaren conseguiu repor a posição, mas foi obrigado a devolver o lugar para evitar uma penalização por quebrar limites de pista, mas isso não o impediu de mais tarde regressar ao quarto posto.
A luta entre Norris e Leclerc pelo terceiro lugar foi quentinha até ao final com o piloto britânico a ameaçar por diversas vezes o monegasco nos momentos em que beneficiou de DRS. Foi uma gestão suada para o piloto da Ferrari que chegou mesmo a perder para o adversário à passagem da volta 52.
Já com o terceiro lugar mais ou menos assegurado, Lando Norris só tinha olhos no lugar da frente e apostou em pressionar George Russell na tentativa de chegar ao segundo. Contudo, ainda não foi a tempo, mas o piloto da McLaren conseguiu ser o protagonista de excelentes 'lutas' frente a Leclerc e Russell.
Nas restantes posições, destaque para o sétimo lugar de Pierre Gasly, que deu pontos à Alpine, sendo um bálsamo para a construtora francesa. Verstappen precisou de subir degrau a degrau e chegou ao sexto posto, uma verdadeira vitória tendo em conta a difícil condução relatada pelo neerlandês. O colega de equipa, Yuki Tsunoda garantiu o nono lugar, ao passo que a dupla da Haas teve um fim de semana em cheio com Ocon a terminar em oitavo e Bearman em décimo.
Com esta vitória, Oscar Piastri ameaça a liderança de Lando Norris no Mundial de Pilotos, uma vez que os colegas de equipa estão separados por três pontos. Max Verstappen mantém em terceiro com 69, mas já tem George Russell à espreita (63).
No Mundial de Construtores, a McLaren é sem surpresas a líder com 151 pontos, enquanto a Mercedes soma 93 no segundo posto. A Red Bull completa o pódio ao somar 71 pontos.
Comentários