O jovem de Leiria, primeiro piloto português no mundial FIA de Fórmula 3, em 12 anos, iniciou os testes de Barcelona com uma “excelente adaptação ao novo carro” e cotou-se mesmo como um dos melhores rookies em pista, com o 7º tempo na sessão matinal. Seguem-se mais dois dias de trabalho. “Vamos tentar retirar a máxima aprendizagem e evolução deste ambiente supercompetitivo na Fórmula 3”

Ivan Domingues cumpriu hoje o primeiro dia de testes oficiais em Barcelona com um balanço "muito positivo, de excelente adaptação ao novo carro", dando até boas indicações no cronómetro.

Fórmula 3: Primeiros testes de Ivan Domingues em Barcelona

O piloto português de 18 anos foi o 7.º mais rápido e um dos melhores rookies em pista na sessão da manhã.

"Foi um ótimo dia de trabalho e de adaptação. As primeiras sensações no novo carro foram muito positivas e ensaiámos várias soluções de aerodinâmica e de pneus. Tivemos apenas um percalço técnico na sessão da tarde, em que rodámos sempre sem DRS. O primeiro objetivo não passa pelos tempos, queremos sobretudo evoluir, conhecer o carro e testar diversas soluções, mas obviamente, se possível, gostamos sempre de ir um bocadinho mais rápido", disse o piloto português, que registou o 21.º melhor tempo da sessão vespertina.

"Sabemos da competitividade extrema que temos pela frente na Fórmula 3. Cabem 20 pilotos em praticamente um segundo e um detalhe pode fazer a diferença entre estar a lutar pelo pódio ou estar nos últimos 10. Vamos tentar retirar a máxima aprendizagem e evolução deste ambiente supercompetitivo, para continuar a crescer", finalizou o jovem piloto natural de Leiria.

Ivan Domingues enfrenta mais dois dias de testes esta quinta e sexta-feira.

De recordar que o jovem de Leiria assinou contrato com a Van Amersfoort Racing (VAR) dos Países Baixos para cumprir na íntegra a temporada 2025 do Campeonato FIA de Fórmula 3.

A temporada oficial arranca no Grande Prémio da Austrália (14 a 16 de março). O piloto da VAR será o primeiro português a cumprir na íntegra o Mundial de Fórmula 3, 12 anos depois de António Félix da Costa, naquela que é uma das principais etapas de acesso à Fórmula 1.

O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 3, que acompanha o ‘circo’ da Fórmula 1 num total de dez Grandes Prémios, prossegue depois no Bahrain – Sakhir, Itália – Ímola, Mónaco – Monte Carlo, Espanha – Barcelona, Áustria – Splielberg, Grã-Bretanha – Silverstone, Bélgica – Spa Francorchamps, Hungria – Budapeste, e Itália – Monza).

Cada fim-de-semana oferece duas corridas, com a particularidade de a primeira (Sprint Race) arrancar com os 12 primeiros classificados da grelha de partida em posições invertidas.