O piloto italiano Francesco Bagnaia (Ducati) cimentou hoje a liderança no Mundial de MotoGP ao ser terceiro no GP da Malásia, prova ganha pelo compatriota Enea Bastianini (Ducati) e em que Miguel Oliveira (Aprilia) desistiu devido a queda.

Bastianini completou as 20 voltas em 39.59,137 minutos, deixando o espanhol Alex Márquez (Ducati) na segunda posição, a 1,535 segundos, com Bagnaia em terceiro, a 3,562.

Miguel Oliveira caiu na curva 09 do traçado de Sepang quando era 20.º classificado, na sétima volta.

Nessa altura, já Enea Bastianini liderava, depois de ter largado da terceira posição. O italiano, que sofreu uma lesão logo na prova de abertura do campeonato, em Portugal (fratura da omoplata direita), falhou sete corridas este ano.

Esta foi a primeira vitória da temporada, depois de se ter destacado do resto do pelotão desde o início da corrida.

Alex Márquez, irmão mais novo do antigo campeão Marc Márquez (Honda), estabilizou na segunda posição com Francesco Bagnaia em terceiro, depois de uma escaramuça inicial com o espanhol Jorge Martin (Ducati), seu adversário na luta pelo título mundial.

Martin ainda passou Bagnaia por duas vezes nas quatro primeiras voltas, mas o italiano conseguiu responder e cavar uma distância que foi crescendo a partir daí até ao final.

Os pilotos sofreram com o calor da Malásia, que criou dificuldades aos pneus dianteiros e levou mesmo a cinco desistências devido a queda.

Com estes resultados, Bagnaia recuperou três pontos a Jorge Martin e tem, agora, 412 contra os 398 do piloto madrileno.

"Tentei fechar a distância para o Alex [Márquez] mas estava com muitas dificuldades nas travagens, com a frente da mota. Pensei no campeonato e tentei ganhar pontos ao Jorge Martin", frisou o líder do campeonato.

A vitória de Bastianini permitiu ao italiano apanhar Miguel Oliveira no 15.º lugar, ambos com 76 pontos.

No próximo domingo disputa-se o GP do Qatar, 19.ª e penúltima prova da temporada.