Depois de ter passado por dificuldades na 4.ª etapa, esta quarta-feira a equipa Franco Sport encetou uma boa recuperação ao concluir um setor seletivo de 118 km, integralmente disputado nas dunas, averbando o 16.º melhor tempo entre as quatro dezenas de equipas que disputam a competição Challenger.

Dakar 2024: As melhores imagens da quinta etapa

A dupla Mário Franco/Daniel Jordão que disputa a 46.ª edição do Dakar aos comandos de um Yamaha YXZ 1000R Turbo T3, partiu condicionada para o troço do dia, que marcava a entrada da caravana do Dakar no Empty Quarter, ou seja, devido ao resultado na 4.ª etapa, numa posição bem recuada do pelotão. Isso não impediu, todavia que imprimisse um ritmo bem competitivo, tendo concluído o setor cronometrado após 1h 50m 23s.

"Foi um dia bastante longo. Começámos com 500 km de ligação e depois fizemos cerca de 120 km, 100% em areia, o que foi uma pequena introdução ao Empty Quarter, onde as sensações foram muito boas. Conseguimos imprimir um andamento muito bom e a navegação também correu sem qualquer problema. As dunas aqui são bastante traiçoeiras, há muita duna partida, mas foi uma boa introdução para a etapa maratona das 48 horas. A partir de amanhã iremos fazer 600 km, vamos dormir no meio do deserto e estamos muito ansiosos pelo que aí vem", explica o copiloto Daniel Jordão, à sua assessoria de imprensa.

A equipa que ostenta o número 317 ocupa a 31.ª posição do Ranking Challenger.

Na quinta-feira disputa-se a sexta etapa do Rali Dakar 2024 com 584 km disputados em contrarrelógio. A especial será marcada por um desafio inovador estabelecido nesta edição da prova. No desafio 48H crono, cada concorrente terá de parar pelas 16h00 e acampar numa das seis áreas de descanso que pontuam o percurso da especial. À chegada receberão material básico de acampamento e provisões suficientes para passar a noite no deserto, sem qualquer conexão e, portanto, sem qualquer informação sobre como estão os restantes concorrentes.