O piloto espanhol Izan Guevara (GasGas), de 18 anos, sagrou-se hoje campeão mundial de Moto3 pela primeira vez na carreira, depois de vencer o Grande Prémio da Austrália, antepenúltima prova do Mundial de Velocidade.

O piloto nascido em Maiorca em 2004, terminou a corrida em 37.38,762 minutos, deixando o turco Denis Onçu (KTM) na segunda posição, a 0,345 segundos, com o espanhol Sérgio Garcia (GasGas) em terceiro, a 0,460.

Com esta vitória, Guevara chega aos 290 pontos, mais 65 do que o companheiro de equipa, quando já só estão 50 pontos em disputa.

Izan Guevara começou a carreira aos 3 anos de idade, mas foi aos 15, na European Talent Cup, que começou a dar nas vistas. Depois de terminar as duas primeiras corridas no top10, venceu seis provas consecutivas, sagrando-se campeão na estreia.

Em 2020, sagrou-se campeão mundial Júnior.

Um ano depois estreou-se no Mundial de Moto3, que conquistou nesta segunda temporada em que disputa a categoria mais baixa do mundial de velocidade em motociclismo.

A conquista foi selada com a sexta vitória da temporada.

Este é o primeiro campeonato ganho por uma mota GasGas, subsidiária da KTM, com a Gaviota GasGas Aspas Team também já campeã de equipas, com a GasGas a liderar entre os construtores.

“Ser campeão é incrível. Não tenho palavras. Foi uma corrida incrível de um campeonato que tem sido fantástico”, disse Guevara.