O piloto espanhol Marc Márquez (Honda) foi hoje penalizado com uma dupla longa volta a aplicar no Grande Prémio da Argentina, no próximo domingo, por “condução irresponsável” no choque com o português Miguel Oliveira no GP de Portugal.
Os comissários consideraram que Márquez foi “excessivamente agressivo, provocando a queda” de Miguel Oliveira.
“Isto contraria as instruções especificamente dadas aos pilotos e às equipas” e é considerada “condução irresponsável” causadora de “perigo para outros competidores”.
Esse tipo de comportamento “infringe o artigo 1.21.2 do regulamento” dos grandes prémios da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Por esses motivos, os comissários decidiram aplicar a Marc Márquez uma dupla ‘long lap penalty’, uma penalização que obriga os pilotos a percorrerem uma extensão maior da pista.
O espanhol já reagiu à penalização. "É verdade que é culpa minha. Por isso é que fui penalizado para o próximo Grande Prémio, com uma dupla 'long lap'. Concordo totalmente. A minha intenção não era ultrapassar, nem mesmo o Martín. Estava longe, tive um bloqueio forte na frente, porque escolhi o pneu duro - talvez por causa do frio, do vento, ainda não estivesse à temperatura certa", afirmou à BT Sport.
"Quando larguei o travão, a moto fugiu-me para dentro, consegui evitar o Martín, mas não consegui evitar o Oliveira. Felizmente está bem. Isso deixa-me mais calmo. Hoje cometi um erro grande. Só posso pedir desculpa ao Oliveira e aos adeptos portugueses. Não quero saber da minha lesão. Vamos avaliar esta tarde e vamos ver. Voltarei quando me sentir bem", disse ainda.
A penalização será aplicada na próxima corrida do campeonato, o GP da Argentina, que se disputa no próximo domingo, dia 02 de abril.
O GP de Portugal de MotoGP foi a primeira das 21 provas do Mundial de Velocidade de 2023.
A corrida de hoje foi ganha pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que já tinha ganho a sprint de sábado.
O atual campeão mundial lidera o campeonato, com 37 pontos.
Comentários