Max Verstappen conseguiu a melhor volta na qualificação para o Grande Prémio da Bélgica em Fórmula 1. O bicampeão do Mundo e atual líder do campeonato ia ficando pelo caminho na Q2, quando conseguiu apenas o 10.º melhor tempo.
O neerlandês não gostou da estratégia da equipa e, na comunicação via rádio com o seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, não poupou nas críticas, com muitos impropérios pelo meio.
"Devia ter simplesmente puxado nas duas voltas finais de seguida, como tinha dito", começou por contestar, Max.
O seu engenheiro lembrou-o que mesmo assim tinha passado à Q3 mas nem isso acalmou um muito irritado Verstappen.
"Estou a lixar-me para isso, se passei como 10.º. Foi uma execução de merda", disparou.
Gianpiero Lambiase, sempre sereno, tentou acalmar o campeão do Mundo.
"Okay, mas quando a pista ficou dois segundos mais rápida para a tua volta final, tinhas energia disponível? Como é que isso ia acabar? Mas diz-me o que queres fazer na Q3 e fazemos isso. Diz-me lá: pneus, combustível, estratégia", soltou.
A verdade é que na Q3 Max não deu hipóteses à concorrência e fez uma 'pole' com mais de oito décimas em relação a Charles Leclerc, da Ferrari, nesta que é uma das maiores margens das 'poles' da época na Fórmula 1.
A grande vantagem de Max levou o neerlandês a mudar o tom a pedir desculpas ao seu engenheiro pelos palavrões e críticas sobre a estratégia a seguir.
"Oh, boa margem esta. Pelo menos tivemos uma boa Q3. Peço desculpa ao GP [Gianpiero Lambiase] por ter sido tão estúpido".
"Já começo a ficar habituado", respondeu Lambiase, no seu tom sempre calmo.
Apesar de ter feito o melhor tempo, Max Verstappen irá partir da sexta posição para o Grande Prémio da Bélgica em Fórmula 1. Trocou a caixa de velocidades do seu Red Bull e foi penalizado em cinco lugares. Assim, será Charles Leclerc a partir da 'pole' no domingo. No sábado há sprint race.
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