Francesco Bagnaia e a sua Ducati vencem  o Grande Prémio de MotoGP da Catalunha. Jorge Martín e Marc Márquez fecharam o pódio em Montmeló. Miguel Oliveira ainda foi ultrapassado perto da reta da meta por Fabio Quartararo, mas os 30 segundos de penalização - por não ter cumprido uma das duas voltas de penalização - de Enea Bastianini fazem o português ficar no top10.

No arranque, Miguel Oliveira conseguiu subir apenas duas posições. Mas, o verdadeiro 'falcão' no início da corrida foi Pecco Bagnaia com  a sua Ducati a conseguir assumir a liderança da corrida.

Entre Pecco, Pedro Acosta e o atual líder do campeonato, Jorge Martín, estava acesa a luta pelo primeiro posto no circuito de Montmeló, mas acabou por ser o piloto da Pramac a conseguir ganhar vantagem após as primeiras voltas.

A curva dez fez a sua terceira vítima, quando Pedro Acosta tentava ganhar terreno para tentar a ultrapassagem a Jorge Martín. Depois de Jack Miller e Augusto Fernandéz, o piloto espanhol da Gas Gas acabou por cair.

A seis voltas do final da corrida, Francesco Bagnaia acabou por voltar a assumir a liderança frente ao piloto espanhol depois de recuperar que uma distância de 0.7 segundos .

Marc Marquéz voltou a estar em evidência na corrida em Barcelona, depois de ter partido do 13.º lugar e a quatro voltas do final ter subido à última posição do pódio, depois de ter disputado o terceiro lugar com Aleix Espargaró.