A edição de 2024 do Rali Vinho da Madeira teve um impacto económico superior a 10 milhões de euros na Região Autónoma da Madeira. Esta foi a conclusão do estudo de monitorização mediática da prova, apresentados hoje em conferência de imprensa.

O impacto financeiro criado pelo Rali Vinho Madeira ultrapassou os 10 milhões de euros, um aumento de 25% face ao ano anterior. Os valores, sublinha a organização, são obtidos através da medição do AVE (Advertising Valeu Equivalent).

José Paulo Fontes, presidente da Comissão Organizadora afirmou que "estes resultados são esclarecedores sobre o impacto do Rali Vinho da Madeira, na área da comunicação social e na economia regional", sendo também "um excelente veículo promocional" da Madeira.

Os dados foram apresentados por Francisco Freitas, da empresa Presspower, que enalteceu os resultados positivos do alcance do Rali Vinho da Madeira, com uma subida significativa da valorização mediática do evento.

A nível internacional foi dado grande ênfase a notoriedade e positividade que o evento criou enquanto competição desportiva.

O número significativo de notícias veiculadas pelos meios de comunicação social regionais, nacionais e internacionais atingiu as 1178 notícias, no online, jornais escritos e televisão.

Esta cobertura significativa atingiu uma média de mais de 37 mil impressões por notícia, num valor total que ultrapassa os 44 milhões de impressões.

A televisão foi um dos meios que mais potenciou o evento, através da RTP Madeira e RTP Internacional que transmitiram a prova para o continente europeu e americano. De salientar também a cobertura por parte dos diversos canais generalistas, que em horário nobre divulgaram notícias do Rali Vinho Madeira, em canais de televisão europeus potenciando o valor do evento.