A 3.ª edição do Rally de Lisboa arranca esta sexta-feira, 16 de junho, e vai decorrer até domingo, 18 de junho, A organização pertence ao Clube de Promoção de Karting e Automobilismo (CPKA), e a prova terá, este ano, o seu centro operacional na Doca de Pedrouços, em Belém.

O pódio e a cerimónia de partida serão junto ao Padrão dos Descobrimentos.

A prova vai decorrer nos concelhos de Loures, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Cadaval, conta com dez Especiais de Classificação em asfalto. Vai contar com cerca de 70 participantes, a maioria dos quais portugueses.

Esta edição de 2023 do Rally de Lisboa conta para a Taça de Portugal de Ralis, sendo candidata a integrar o Campeonato de Portugal de Ralis de 2024, e é pontuável para o International Iberian Rally Trophy, para a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, para o Desafio Kumho Asfalto, para o Desafio Kumho Centro e para o Desafio Kumho Sul.

Quem participa?

A Taça de Portugal de Ralis 2023 conta com pilotos e carros do Campeonato de Portugal. Destaque para as duplas Armindo Araújo/Luís Ramalho - que vão estrear o seu novo Skoda Fabia RS Rally2 -, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 evo), Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), José Pedro Fontes/João Câmara (Citroën C3 Rally2) e Paulo Neto/Carlos Magalhães (Skoda Fabia Rally2 evo).

O percurso

A prova realiza-se de sexta a domingo, 16 a 18 de junho. Arranca com um curto shakedown de 3.20 Km em Torres Vedras, dividindo-se depois a prova entre sábado e domingo até antes do almoço. Começa com os troços de Vila Franca de Xira, Alenquer e Vinhos de Lisboa, que se repetem à tarde, com a exceção de Montejunto, que se realiza apenas uma vez, na tarde de sábado.

Domingo teremos mais três troços - Loures, Transgrua e ESC Online. O de Loures realiza-se entre Ponte de Lousa e Lousa, o de Transgrua entre o Sobral de Monte Agraço e a Arruda dos Vinhos e, finalmente, o troço ESC Online terá lugar junto à Arruda dos Vinhos, cruzando duas vezes a autoestrada A10. A prova termina, depois, em Belém.

Esperam-se muitos espectadores na estrada e os troços escolhidos pelo CPKA, têm tido o aval dos pilotos, que os têm apontado como "bons e competitivos".