O piloto estónio Ott Tanäk (Hyundai i20) lidera o Rali da Sardenha, quinta prova do Campeonato do Mundo, à entrada para o último dia de prova.

O piloto da Hyundai terminou o dia de sábado com o tempo de 2:43.35,6 horas, que lhe confere 46 segundos de vantagem sobre o irlandês Craig Breen (Ford Puma), segundo classificado, e 1.06,8 minutos face ao terceiro, o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20).

Tanäk foi o dominador desta jornada ao vencer seis das oito especiais do dia, saltando para a liderança logo no primeiro troço da manhã, até porque o anterior 'comandante', o finlandês Esapekka Lappi (Toyota Yaris) despistou-se no primeiro troço.

“Hoje correu bem. Senti-me bem com o carro e pude controlar as coisas. Já há muito tempo que não tinha um dia assim. Foi um pouco mais difícil quando fez mais calor, sobretudo à hora de almoço mas, de resto, o piso aguentou-se bem. Sabemos que muita coisa pode ainda acontecer. Não acaba enquanto não cruzarmos a linha de meta”, concluiu o piloto estónio.

Pelo caminho ficou, também, o belga Thierry Neuville (Hyundaj i20), que capotou, depois de ter desistido na véspera com problemas de transmissão.

Já o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) partiu a suspensão traseira esquerda e também foi forçado a abandonar.

O francês Adrien Fourmaux (Ford Puma) bateu numa pedra na última especial do dia, obrigando à neutralização do troço pois arrancou a suspensão traseira direita e a roda do seu Ford, ficando a impedir a pista.

A organização atribuiu aos três primeiros o mesmo tempo do vencedor do troço, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), confirmando, assim, a diferença de 46 segundos à entrada do último dia.

Rovanperä, líder do campeonato à partida, foi quem mais beneficiou dos problemas alheios, pois subiu de oitavo a quinto, estando a 51,4 segundos do quarto classificado, o francês Pierre Loubet (Ford Puma).

Para domingo estão previstos mais 39 quilómetros, divididos por quatro especiais, incluindo a 'power stage' final, que distribui 15 pontos pelos cinco mais rápidos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.