A fabricante de automóveis Toyota vai voltar à Fórmula 1 depois de chegar a um acordo com a equipa norte-americana Haas, anunciou esta sexta-feira (11) a marca japonesa.

A Toyota contribuirá com a sua alta tecnologia para a Haas e poderá formar  os seus próprios engenheiros, mecânicos e pilotos no ecossistema da Fórmula 1.

A fabricante japonesa esteve presente na Fórmula 1 com carros e motores próprios entre 2002 e 2009, antes de se retirar sem ter vencido nenhuma corrida.

Atualmente participa dos Campeonatos Mundiais de Endurance (WEC) e de Rali (WRC) com a sua escuderia Gazoo Racing.

Já a Haas está presente na Fórmula 1 desde 2016. É uma equipa criada pelo norte-americano Gene Haas, dono de uma grande empresa de máquinas e ferramentas dos Estados Unidos.

Equipada com motores Ferrari, tem como chefe de equipa o engenheiro japonês Ayao Komatsu e este ano conta com a dupla de pilotos formada pelo alemão Nico Hulkenberg e pelo dinamarquês Kevin Magnussen, que serão substituídos no próximo ano pelo francês Esteban Ocon e pelo britânico Oliver Bearman.

Sétima no Mundial de construtores, a Haas levará o nome Toyota a partir da próxima corrida, neste mês em Austin, nos Estados Unidos.