"Inaugurar uma creche é inaugurar o futuro. E, inaugurar uma creche na presença da doutora Manuela Eanes é muita emoção, mudou o paradigma para a proteção da criança, com quem trabalhou mais de 40 anos", disse o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), na inauguração da nova creche.
A mulher do antigo Presidente da República António Ramalho Eanes, que em 1983 ajudou a criar o Instituto de Apoio à Criança, esteve presente na inauguração da creche e foi com emoção que ouviu Carlos Moedas anunciar que a nova infraestrutura do bairro onde vive, na freguesia do Beato, iria ficar com o seu nome.
O autarca salientou que decidiu de véspera, "sem sequer ter pensado muito no assunto", em honrar o nome de Manuela Ramalho Eanes e homenagear a antiga primeira-dama.
"Há 40 anos não se falava em brincar. Eu e outras pessoas sonhámos com uma instituição que defendesse as crianças e a primeira prioridade do Instituto de Apoio à Criança foi protegê-las dos maus tratos", disse Manuela Eanes.
Aquela que era para ser a creche Marquês de Olhão, devido ao nome da rua onde se encontra, tem capacidade para 42 crianças, num investimento municipal superior a 730 mil euros, e irá ser gerida pela Associação São João de Deus.
"Vivo aqui há 54 anos e enche-me o coração uma creche com o meu nome", disse Manuela Eanes, visivelmente emocionada, salientando que "só existimos quando existimos para os outros".
Segundo a Câmara de Lisboa, no atual mandato de Carlos Moedas, que tomou posse no final de 2021, e até à presente data, foram inauguradas a creche do Convento do Desagravo (42 vagas), a creche da Estrada da Luz (84 vagas) e a creche Casal do Pinto (42 vagas).
Carlos Moedas referiu ainda que estão em obra outras sete creches, num investimento de 18,2 milhões de euros para um total de 546 vagas.
RCP // VAM
Lusa/Fim
Comentários