O abalo fez tremer arranha-céus em Jacarta durante alguns segundos e alguns dos edifícios receberam ordem de evacuação. Até agora, as autoridades indonésias desconhecem a existência de vítimas.

O epicentro situou-se 22 quilómetros de Sukabumi, uma cidade com cerca de 300 mil habitantes, na província de Java Ocidental, enquanto o hipocentro foi registado a 123,7 quilómetros de profundidade, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Em 21 de novembro, um terramoto de magnitude 5,6, na escala aberta de Ritcher, registado perto da cidade de Cianjur, também no oeste de Java, matou pelo menos 331 pessoas. O sismo destruiu muitos edifícios e causou vários deslizamentos de terra.

Foi o abalo mais mortal na Indonésia desde setembro de 2018, quando um sismo e um tsunami na ilha de Celebes mataram mais de 4.300 pessoas no país.

A Indonésia localiza-se no chamado 'anel de fogo' do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, onde são registados milhares de sismos por ano, na maioria de magnitude fraca a moderada, e com perto de 120 vulcões ativos.

VQ (PD) // EJ

Lusa/Fim