
"Consideramo-lo um parceiro estratégico", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, durante uma reunião, no domingo, em Roma, onde os líderes mundiais participavam na missa inaugural do pontificado de Leão XIV.
"Gostaríamos muito de expandir esta parceria estratégica", acrescentou von der Leyen, de acordo com um vídeo publicado nas redes sociais.
"Ficaríamos muito felizes se também pudéssemos desenvolver uma parceria como esta em matéria de segurança e defesa", notou a presidente da Comissão Europeia, referindo-se às "tensões geopolíticas".
Por seu lado, Anthony Albanese disse que a Austrália e a União Europeia vão continuar a "manter-se solidárias com o povo ucraniano".
"Também temos valores partilhados, o que é muito importante no mundo incerto de hoje em dia", disse o primeiro-ministro australiano.
A União Europeia tem tentado estabelecer novos laços de segurança, temendo que os Estados Unidos do novo Presidente Donald Trump se desvinculem da Europa.
Nos últimos meses, o bloco europeu aproximou-se da Índia e assinou acordos de defesa com a Coreia do Sul e o Japão.
VQ // CAD
Lusa/Fim
Comentários