Terminou o Campeonato da Europa de Futsal. O nível de foco e concentração é elevadíssimo! Aos poucos começamos a ter atletas próximos do equilíbrio físico, tático, técnico e comportamental de outras seleções, mas ainda não chega. 
A seleção portuguesa conseguiu um bom 4.º lugar num campeonato super exigente do ponto de vista técnico, tático, físico e comportamental. Como disse o treinador Jorge Braz, assenta-nos bem o lugar. Não defraudámos as expectativas e perdemos por um golo com a vencedora do campeonato nas meias-finais.
Estando mais atento aos pormenores comportamentais dos nossos jogos, o que ressalta é que estamos com maior capacidade de foco e mentalidade competitiva. E entreajuda. Aspetos fundamentais nas equipas. O que ressalta, a meu ver, quando a comparamos com outras seleções é que temos de manter esse estado durante mais tempo. Conseguimos ter picos mais altos de concentração, coordenação, entreajuda, foco, etc. Mas ainda não atingimos esse estado durante o tempo necessário. 
Sabemos que é difícil ter esses estados durante os 40’. Nenhum atleta o consegue. Também aqui está a ser feito um trabalho fantástico que é termos mais atletas com maiores capacidades comportamentais. A dúvida é se o tempo que demorará a chegar aí, coincidirá ainda com a permanência de alguns atletas de topo. E que os que vão aparecendo têm as competências no topo.
Os nossos atletas têm mais qualidade que tinham nas competições anteriores e internacionais. Os mesmos atletas estão melhores. O que acontece é que nas outras seleções a progressão tem sido superior e mais célere. Deixa-nos dois desafios: como continuar a evoluir, mas de forma mais rápida do que seria considerado ‘normal’?
O Futsal merece ter espaço nas nossas crónicas, jornais, tvs, etc. É uma modalidade que se soube regenerar. Hoje, já não é uma cópia do Futebol. É uma modalidade que é composta por pessoas com formação. Também muitos Professores de EF se têm dedicado à modalidade. Trouxeram imensos técnicos de outras áreas para fazer evoluir a modalidade em Portugal.
E com isto os nossos atletas serão melhores, sem dúvida!