No dia de ontem, às 17 horas, menos uma nos Açores, realizou-se o sorteio da Champions. Eu, num misto de Maya com Luís Freitas Lobo irei tentar analisar e adivinhar o futuro das equipas portuguesas na Liga dos Campeões. No melhor dos cenários acerto em alguma coisa, no pior e mais provável digo bastantes asneiras, que é basicamente o que me pedem para escrever.

Grupo B

FC Porto - Atlético de Madrid - Bayern Leverkusen - Club Brugge

O FC Porto neste grupo reencontra uma velha história de amor. As relações entre FC Porto e Atlético de Madrid começam já a ser mais bonitas e intensas de que as do Twilight. Parece que o destino insiste em juntar dois dos 355 clubes do coração de Paulo Futre.

É um grupo em que por certo não existirão muitas dores de cabeça já que estarão lá os homens da Bayer para dar aspirinas a quem quiser. A azia natural do Sérgio Conceição agradece.

O Club Brugge aparece aqui como um miúdo perdido no NorteShopping, sem saber bem o que fazer. Tragam mas é um bom chocolate belga de prenda, pois combina que nem ginja com um bom Vinho do Porto.

Dito isto, e fazendo um bocadinho de futurologia de algibeira, diria que passam Atlético de Madrid e F C Porto, de mãos dadas como dois teenagers no cio. O Bayer Leverkusen segue para a Liga Europa e o Club Brugge segue para casa.

Grupo D

E. Frankfurt - Tottenham - Sporting - Marselha

Este será possivelmente o grupo mais estranho da Liga dos Campeões deste ano. Não tem nenhum tubarão mas também não tem nenhuma sardinha.

O E. Frankfurt vem com vontade de fazer dos adversários salsicha enlatada... estilo Frankfurt, estão a ver não estão? Enlatados costumam viajar os seus adeptos, apertadinhos que nem uma salsicha num cachorro. O grande problema para o Sporting é a nacionalidade. Com a excepção do Dortmund na época passada, o Sporting normalmente dá-se muito mal com equipas alemãs. É uma espécie de Super Homem e Criptonite, não resulta.

O Sporting joga também com o Tottenham e tem em Londres uma cidadã que já viu o Sporting no seu auge, nos anos 40, a Rainha Isabel II. Neste confronto iremos ter em campo Harry Kane, um dos melhores avançados do mundo contra um dos melhores centrais do Mundo, o Paulinho.

Por último o Marselha, que vai aproveitar a sua vinda à Portugal para fazer um pequeno desvio ao Norte e abastecer-se na W52 de modo a repetir a façanha de 93.

Neste grupo a minha previsão é de que irão passar dois clubes, um irá por certo seguir para a Liga Europa e, sem dúvida alguma, outro irá ser eliminado das competições europeias. Vai uma aposta?

Grupo H

PSG - Juventus - Benfica - Maccabi Haifa

O grupo do Benfica é dedicado a todos os haters que diziam que ao Benfica só calhavam equipas fáceis. Tomem lá! Shark Tank para a equipa do Schmit.

Este grupo faria o saudoso Henrique Mendes sorrir de alegria, pois por certo o apelidaria de ‘Grupo do Ponto de Encontro’. Trata-se do regresso de Di Maria e Renato Sanches à Luz, o regresso do PSG ao estádio onde perdeu a final em 2020 e o regresso dos nossos emigrantes Nuno Mendes, Danilo e Vitinha ao nosso amado Portugal.

O PSG vem a Portugal como os nossos emigrantes franceses o fazem em agosto, para demonstrar a sua riqueza e superioridade perante o povinho.

A Juventus é uma velha senhora e devemos sempre respeitar os idosos. Portugal é muito conhecido por ser um país atraente para os reformados estrangeiros, por isso pode ser que este gigante italiano reencontre as suas forças em Lisboa.

Por último temos o Maccabi Haifa de Israel. O Maccabi Haifa faz tanto sentido neste grupo como um elefante numa loja de porcelanas. Fica a certeza de que em caso de desgosto, qualquer equipa em Israel poderá sempre fazer um desviozinho e ir chorar ao Muro das Lamentações.

Neste grupo a previsão é de que o PSG passará em primeiro sendo o segundo lugar disputado por Benfica e Juventus como no jogo da cadeira onde só um poderá sentar o seu rabinho.

O Maccabi Haifa parece-me não contar para este totobola mas no futebol tudo é possível e vice-versa.

No fim, termino esta estúpida e descabida análise com uma só certeza: para cada copo de arroz, dois copos de água.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.