
O Sporting tem de começar a imaginar um mundo onde Viktor Gyökeres não jogue de leão ao peito, pois o fim deste conto de fadas está mesmo ao virar da esquina. É melhor meter já essa ideia na cabeça e não ter esperanças relativamente à sua permanência em Alvalade. No domingo, frente ao Boavista, o sueco marcou mais quatro golos e chegou aos 38 só no campeonato (são 52 em todas as competições), saltando para a liderança da corrida pela Bota de Ouro, à frente de nomes como os de Salah, Lewandowski, Kane, Mbappé ou Haaland. Um feito digno de registo, até porque um golo marcado na Liga Portuguesa vale apenas 1.5 pontos, ao passo que, nos principais campeonatos, cada tento vale 2 pontos.
Em 2023/24, Gyökeres já tinha atingido um nível impressionante para a realidade do nosso futebol, depois de apontar 43 golos em 50 jogos pelo Sporting no total da temporada. Na altura, se me perguntassem, diria que dificilmente voltaria a protagonizar uma época destas. Gyökeres, contudo, conseguiu superar todas as expectativas e fazer ainda melhor.
Começam a faltar palavras para descrever a passagem do sueco por Portugal, mas não se preocupem. Afinal, a sua estadia pelo nosso país está cada vez mais perto do fim. Pelo menos, é essa a minha convicção: com este registo de golos marcados, com uma influência tão grande numa equipa que luta pelo título e, convém não esquecer, depois de já se ter mostrado à Europa com um rendimento superlativo na Liga dos Campeões, Gyökeres só ficará em Portugal para lá desta temporada se os chamados 'tubarões' estiverem todos a dormir. E não, não é tarde para dar o salto para uma das melhores equipas do mundo: o avançado do Sporting tem a mesma idade, por exemplo, de Mbappé, que somente no início desta época deixou o conforto do seu país natal e se transferiu para um colosso do futebol mundial, como é o Real Madrid.
Assim sendo, mais do que lamentar a inevitável saída de Gyökeres, devemos, isso sim, aproveitar cada minuto que resta do seu percurso pelo nosso campeonato. Estamos a ser testemunhas de um dos maiores talentos que já passaram pelo futebol português e isso já ninguém nos tira. Que se aproveite enquanto é tempo, pois jogadores assim não aparecem todos os dias.
Comentários