A Federação Angolana de Ciclismo (FACI) apresentou, na passada segunda-feira, em Luanda, a primeira edição da prova, de caráter internacional, da Volta a Angola em Bicicleta, a decorrer de 7 a 18 de outubro deste ano em várias províncias do país.

O ato de apresentação foi orientado pelo presidente da FACI, Diógenes de Oliveira, na presença do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela.

A prova vai percorrer oito províncias em dez etapas, totalizando mil 177 quilómetros e enquadra-se nas comemorações do 40º aniversário da Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro.

Com objetivo de promover e desenvolver o ciclismo no país, a competição terá a participação de seis equipas angolanas e sete estrangeiras, envolvendo 98 ciclistas. A Volta a Angola integrará o calendário anual da FACI.

De Angola estarão as equipas do Sport Luanda e Benfica, Santos FC, Hotel Luso, Jair Transportes, Nocebo do Huambo e a seleção de esperanças.

Portugal, França, Cabo Verde, São Tome e Príncipe, Moçambique, República Democrática do Congo e África do Sul são os países que participarão na prova, cujo ponto de partida será a província do Bié, devendo passar por Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Malanje, Uíge e tem como meta Luanda.

De acordo com a organização, as delegações estrangeiras começam a chegar ao país a partir do dia 2 de outubro.