Portugal vai ter pela primeira vez representantes masculinos no ciclismo de pista em Jogos Olímpicos, com dois corredores a fazerem a estreia na vertente em Paris2024 e o omnium feminino a repetir presença, confirmou o Comité Olímpico de Portugal.

“A União Ciclista Internacional [UCI] homologou o ranking de qualificação olímpica e a Equipa Portugal terá em Paris2024 três ciclistas para participar nas competições de Ciclismo de Pista: dois na prova de madison masculino e uma na prova de omnium feminino”, informou o COP.

A qualificação do madison masculino, composto por dois ciclistas, permitirá a Portugal inscrever um dos dois ciclistas que vierem a ser selecionados também no omnium masculino, prova em que Iúri Leitão é o atual campeão mundial.

Apesar de o ranking final olímpico ter fechado há uma semana, apenas hoje a UCI oficializou as quotas para Paris2024, com Portugal a assegurar também pela segunda edição consecutiva a participação na prova feminina de omnium, depois de Maria Martins ter sido sétima em Tóquio2020.

As vagas são para o país, com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) a definir posteriormente quem vão ser os ciclistas convocados.