As mensagens de parabéns a Cristiano Ronaldo vão-se multiplicando e surgiu uma publicação conjunta nas redes sociais de três clubes, pelos quais o craque português já passou e é uma lenda.

Sporting, Manchester United e Al Nassr decidiram unir-se para congratular Cristiano Ronaldo pelo seu 40.º ano de vida. De fora desta publicação ficam a Juventus e o Real Madrid, os outros dois clubes por onde o internacional português passou profissionalmente. No entanto, os dois clubes também já se manifestaram, com destaque para o Real Madrid que destacou a lenda que o jogador é para os merengues.

Anteriormente, o Sporting, o primeiro da carreira de Ronaldo, já tinha dedicado várias mensagens ao português. Nas redes sociais, os leões realçaram o produto da formação verde e branca e apelidaram-no de "melhor jogador português de sempre e sócio 100 mil" do clube. Para além disso, foi publicado um vídeo com o primeiro golo assinalado pelo craque com a camisola leonina.

Jorge Mendes, umas das pessoas presentes ao longo da carreira de Ronaldo, escreveu uma carta dirigida ao internacional português publicada no jornal espanhol 'Marca', recordando os anos em que acompanhou de perto a sua evolução.

"Falar de Cristiano Ronaldo é falar de um ser predestinado. É falar de uma pessoa muito especial, seja como jogador ou como pessoa. Alguém que não conhece o impossível, alguém que faz da superação, do profissionalismo, da motivação e da ambição os seus lemas de vida. Para ele, não há limite que não se possa alcançar", começou por escrever.

O empresário fez questão de destacar a motivação de Ronaldo para continuar a jogar e a bater recordes, reforçando a importância do mesmo na história do futebol.

"No dia em que Cristiano cumpre 40 anos, eu não posso deixar de felicitar o melhor jogador da história do futebol mundial. A sua ambição de ser sempre melhor, como realmente o é, impede-o de cair na rotina. Nunca está satisfeito. Não o estava com 20 anos, não o estava com 30 e não o está agora, com 40 anos", afirmou.

Otávio, colega de equipa do português no Al Nassr, foi entrevistado pelo Canal 11, que está em Riade para assinalar o aniversário do craque. O antigo jogador do FC Porto deixou vários elogios ao companheiro de balneário e fez questão de realçar a competitividade e a vontade de jogar que Ronaldo continua a demonstrar, apesar dos 40 anos.

"Cristiano para o mundo e as pessoas da Arábia adoram-no e fizeram uma homenagem muito bonita e claro que é um dia importante, faz 40 anos, mais 10 que eu, não é fácil, estou aqui com 30 a pensar em terminar e ele com 40 a continuar ainda. É um exemplo e parabéns para ele e que continue a ter o sucesso que tem tido até hoje", comentou.

Otávio comentou a influência que o capitão da seleção tem na Arábia saudita e revelou que os jogadores sauditas têm evoluído com o método de trabalho do português, sendo mais responsáveis e exigentes com o futebol no país.

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, foi mais uma das personalidades portuguesas a parabenizar Cristiano.

"40 anos de talento, de perseverança e de afirmação de valores de ética no trabalho e de solidariedade. Uma história única de sucesso que orgulha o povo português”, escreveu na rede social X. Disse ainda que Ronaldo é “é uma referência de Portugal no mundo e um símbolo maior da nossa identidade e unidade nacional”.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Portugal não podia ficar de fora e já emitiu um texto dirigido ao capitão da seleção nacional portuguesa no site da FPF.

"Jogador lendário e empresário de grande sucesso, é, essencialmente, um líder em tudo o que faz. O seu legado é conhecido de todos, em todos os cantos do mundo, entre crianças, adultos e idosos, entre aqueles que vivem confortavelmente ou em situações de extrema dificuldade: vive o teu presente intensamente, trabalha sem limites e poderás cumprir os teus sonhos".

Fernando Gomes fez questão de realçar as "condições difíceis" que teve de ultrapassar para se dedicar ao futebol na academia do Sporting. O presidente reiterou que o jogador é "uma fonte de orgulho, não apenas para a família próxima, mas para todo o país".

*artigo atualizado às 15h16